Siga nossas redes

Google Bard: como acessar a nova inteligência artificial

Ferramenta foi lançada oficialmente no Brasil apenas em julho deste ano e compete com o ChatGPT; confira os detalhes

Foto do escritorio do Google, com escadas ao fundo

Com a ascensão cada vez maior da inteligência artificial (IA) e ferramentas como o ChatGPT, o Google apostou ainda mais nessa tecnologia com a criação do Bard.

A ferramenta foi lançada como experimento em uma capacidade limitada em março de 2023.

O lançamento oficial do chatbot Google Bard no Brasil ocorreu em em julho. 

Sua utilização é gratuita e a ferramenta funciona de maneira similar à do ChatGPT.

Quer saber como funciona e como acessar o google bard? Confira nesta matéria.

O que é o Google Bard?

Ilustracao com Bard at Google escrito em destaque, com linhas coloridas ao lado
Reprodução Google

O Google Bard é um chatbot, ferramenta similar ao ChatGPT, uma tecnologia experimental criada pela multinacional, atualmente utilizando o PaLM 2 do Google, modelo de linguagem de IA que, segundo a empresa “‘lê’ trilhões de palavras, identifica padrões que compõem a linguagem humana e aprende com isso”, permitindo chegar à respostas mais coerentes.

Segundo o Google, Palm 2 é uma tecnologia de aprendizado de máquina inventada pela empresa em 2017 que possui destaque na realização de tarefas de raciocínio avançado, incluindo código e matemática, classificação e resposta a perguntas, tradução e proficiência multilíngue e geração de linguagem natural melhor do que nossos LLMs de última geração anteriores, incluindo PaLM (do inglês, large language models).

O Bard é uma IA de conversação treinada capaz de criar diálogos fluidos e naturais, além de realizar tarefas como formatar um documento segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo o próprio Bard, ele pode “gerar diferentes formatos de texto criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc”. A tecnologia ainda é experimental, portanto, de acordo com a própria big tech, algumas das respostas podem não ser precisas.

“Não sou uma pessoa, mas posso ser útil e informativo. Ainda estou aprendendo, mas estou animado para ver o que posso fazer no futuro”, diz a ferramenta.

Quais as diferenças para o ChatGPT

Logo do ChatGPT dentro de um globo com diversas conexoes
Logo do ChatGPT/Imagem de Tumisu por Pixabay

Ambos possuem algumas semelhanças em termos de funcionalidade básica, já que são chatbots com inteligência artificial, que podem ser capazes de responder a perguntas e comandos, fornecer informações, gerar texto coerente e realizar uma variedade de tarefas relacionadas à linguagem.

Apesar disso, cada um possui um modelo de linguagem diferente. O Bard utiliza a PaLM 2 (criada pelo próprio Google), já a versão gratuita do ChatGPT utiliza o GPT-3.5.

O ChatGPT “foi treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, e é capaz de gerar texto que é indistinguível do texto escrito por humanos”, diz o Bard, enquanto ele “foi treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, e é capaz de gerar texto que é factual e informativo”.

A versão gratuita do ChatGPT foi alimentada apenas até setembro de 2021, enquanto o Google Bard é atualizado em tempo real, daí o cunho factual e informativo, visto que ele tem acesso a tudo que foi publicado online.

Ou seja, o ChatGPT não é capaz de dar respostas tão atualizadas quanto o Bard. Além disso, o Bard também pode ser incorporado a outras ferramentas do Google, como Docs, planilhas, Gmail e Maps, e é possível exportar seus resultados para elas. 

Apesar disso, o Bard ainda está em fase experimental, portanto, o usuário deve tomar cuidado com possíveis respostas imprecisas.

Novidades do Google Bard

Segundo o Google, o Bard tem muitas funcionalidades. Ele suporta 40 idiomas e, como dito, dá opção de integração com outras ferramentas do Google como Gmail, Docs e Sheets.

Também existe uma função que permite ao usuário enviar áudios de comando para a ferramenta, por meio do ícone de microfone, além de permitir ouvir as respostas em voz alta e, com integração com o Google Lens, há a opção do envio de prompts (comandos) com imagens.

print do Google Bard mostrando que pode ajudar a formatar uma cita;'ao no formato ABNT

O Google também incorporou o modo escuro na ferramenta, opção geralmente utilizada nos celulares para economizar bateria, por exemplo, geralmente utilizado em celulares para economizar bateria, por exemplo.

Além disso, a ferramenta também cita suas fontes de pesquisa, em alguns momentos, e é possível escolher o estilo das conversas, fixar e nomeá-las, podendo retornar a elas posteriormente.

Com o Bard é possível descobrir e explorar lugares icônicos, já que a ferramenta pode auxiliar você a criar roteiros de viagem.

Também é possível receber instruções claras do Google Bard sobre como fazer algo, como novas atividades, por exemplo.

O chatbot também pode gerar uma infinidade de textos criativos (como poemas e músicas) e fazer resumos de tópicos complexos, além de auxiliar na produtividade com a criação de listas e execução de tarefas.

Além disso, “o Bard também pode ser um grande colaborador na hora de realizar tarefas de programação e desenvolvimento de software”, diz o Google.

O usuário também pode enviar áudios para a ferramenta, por meio do ícone de microfone, além da opção do envio de prompts (comandos) com imagens.

O Google incorporou o modo escuro na ferramenta, opção geralmente utilizada nos celulares para economizar bateria, por exemplo.

Google Bard no Brasil

O Google Bard foi lançado no Brasil em 13 de julho de 2023 e está disponível em 40 idiomas, incluindo o português. 

No entanto, alguns recursos podem não estar disponíveis em todos os países, regiões e idiomas, o que será alterado ao longo do tempo, segundo o Google.

O anúncio oficial da ferramenta ocorreu em fevereiro deste ano e em maio ela foi expandida para mais 180 países, mas só chegou oficialmente aqui 2 meses após seu lançamento mundial, já que ainda estava sendo testada no português brasileiro.

Como acessar o Google Bard no Brasil?

print com a escrita O Bard pode dar dicas de como comecar um podcast sobre filmes de herois
Imagem de rawpixel.com/Freepik

No momento, o Bard só pode ser acessado por navegador, via computador ou celular, Android ou iPhone (iOS), mas ainda não possui um aplicativo próprio.

Confira abaixo o passo a passo de como acessar o Google Bard:

Acesse o site

O usuário deve acessar o site https://bard.google.com/. Caso não esteja logado em sua conta Google, basta clicar em “fazer login” e entrar com seu gmail.

Termos de privacidade

Ao fazer o login, aparecerá um botão na tela “Quero testar o Bard”, basta clicar e a página será atualizada mostrando os Termos de privacidade em “Termos e dados”.

Leia o texto, role o mouse até embaixo e aceite os termos em “Concordo”

Bard é experimental: Continuar

A página exibirá um aviso sobre as capacidades e limitações do Bard, que ainda é uma ferramenta experimental.

Basta clicar em “Continuar” e ele estará liberado para uso. Após isso, já é possível fazer sua pergunta ou dar um comando.

Vantagens e desvantagens da inteligência artificial

A utilização de inteligência artificial trouxe muitos benefícios. Ela trouxe praticidade e possibilitou a automatização de processos em empresas e facilitou a execução de algumas tarefas do dia a dia, por exemplo.

Ela está presente desde a classificação de itens e gestão de estoque em empresas até em pesquisas em buscador e no controle de e-mails.

A inteligência artificial possibilita a integração e automatização de processos, mas também traz seus riscos.

Temos questões de privacidade e dependência como desvantagens do uso dessa tecnologia, além da possível “ameaça” a algumas profissões, que podem ser substituídas por ela.

No caso do Bard, por exemplo, uma desvantagem é a possível desinformação.

A ferramenta ainda está sendo testada e como o próprio Google diz, apesar de ter controles de segurança integrados e mecanismos transparentes de feedback e de estar alinhado aos princípios de IA da companhia, ele pode apresentar informações imprecisas como se fossem fatos ou até mesmo respostas ofensivas. 

Por isso, a companhia tem contado com o feedback da comunidade de usuários para fazer alterações e aprimorar a ferramenta.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.