Siga nossas redes

Análise técnica de ações: como funciona essa metodologia?

Comumente usada no day trade, a análise técnica de ações usa indicadores e gráficos para prever a movimentação de ativos.

A imagem mostra um macbook em cima de uma bancada de mármore. A tela do computador exibe gráficos de candlestick e de linhas, exemplificando alguns indicadores da análise técnica. Na bancada, ainda há um copo com suco, um celular branco e um livro de capa preta. (Foto: Unsplash / Austin Distel)
A imagem mostra um macbook em cima de uma bancada de mármore. A tela do computador exibe gráficos de candlestick e de linhas, exemplificando alguns indicadores da análise técnica. Na bancada, ainda há um copo com suco, um celular branco e um livro de capa preta. (Foto: Unsplash / Austin Distel)

A análise técnica é um método muito utilizado por traders em suas operações. Com a avaliação de uma série de gráficos e indicadores, é possível ter uma noção melhor sobre as tendências de mercado e tentar saber o momento certo de comprar ou vender um ativo.

Veja abaixo os principais pontos sobre a análise técnica e como utilizá-la para tentar tomar decisões mais assertivas na bolsa de valores.

O que é a análise técnica de ações?

Análise técnica é um tipo de estudo de ações que busca prever as movimentações de um ativo com base na avaliação de indicadores e gráficos. Por isso, ela também costuma ser chamada de análise gráfica.

Esse é um tipo de análise mais utilizado por traders amadores e profissionais para traduzir o comportamento do mercado e encontrar as melhores oportunidades no curto prazo.

O método foi popularizado por Charles Dow, jornalista fundador do Wall Street Journal, por volta de 1899.

Para que serve a análise técnica?

A análise técnica serve para o trader avaliar o movimento do mercado e identificar tendências. A partir das informações dos gráficos, é possível determinar o que acontecerá com o preço do ativo no curto prazo. 

Desse modo, o método tem o objetivo de aumentar as probabilidades de lucrar com uma operação, que pode ser de day trade (compra e venda de um ativo no mesmo dia) ou swing trade (compra e venda de um ativo dentro de poucas semanas ou meses).

Além de melhorar as chances de ganhos, o método também busca evitar perdas, já que, ao perceber tendências de baixa, é possível retirar o dinheiro antes de desvalorização. 

Indicadores usados na análise técnica

Na análise técnica, os traders analisam um ou mais indicadores para decidir se está na hora de vender ou comprar um ativo. Veja os principais indicadores:

Suporte e resistência

Em geral, o suporte mostra o limite de queda e a resistência evidencia o limite de alta de um ativo. Assim, o objetivo é “prever” até onde o ativo pode chegar – tanto para baixo quanto para cima.

Linhas de tendência

É a representação gráfica que mostra a tendência de sentido e direção de um ativo do mercado. Elas podem indicar os três tipos de tendências da análise técnica:

  • Baixista: demonstra que existe uma pressão vendedora maior, então, o preço provavelmente baixará.
  • Altista: mostra que existe mais demanda e, como resultado, o ativo provavelmente subirá.
  • Lateral: evidencia um equilíbrio entre compradores e vendedores, ou seja, não existe uma tendência predominante no momento. 

Volume financeiro

Demonstra a intensidade que ocorrem operações de compra e venda no mercado. Dependendo do tipo de operação, pode indicar uma nova tendência ou reversão de um ativo. 

Médias móveis

Indica o preço médio dos ativos dentro de um determinado período. Nesse caso, é possível avaliar o comportamento do mercado dentro de outro momento e comparar com o atual a fim de identificar oportunidades. 

Estocástico

É um cálculo realizado com base na relação entre o preço de fechamento de um ativo e o intervalo de movimentação no período de análise a fim de identificar tendências ou reversão. 

Bandas de Bollinger

Desenvolvido em 1980 por John Bollinger, esse indicador serve para descobrir se um ativo está sobrevendido ou sobrecomprado, a partir da relação entre preço atual e o preço médio de negociação.

Gráficos utilizados na análise técnica 

Além dos indicadores, os traders utilizam bastante os gráficos na análise técnica também. São três principais:

Linhas

Gráfico de linha do Ibovespa em 30/11/2022 (Imagem: Reprodução)

É o estilo de gráfico clássico. Em relação aos outros, é o mais simples, básico e também fácil de usar, mostrando apenas poucos dados (em geral, somente o preço de fechamento). Embora seja mais simplificado, é possível identificar alguns padrões.

Barras

Gráfico de barras do Ibovespa em 30/11/2022 (Imagem: Reprodução)

É como se fosse um gráfico de linhas com mais informações. O gráfico de barras mostra o preço de fechamento e abertura de um ativo, bem como sua evolução em um dado período. Além disso, a barra também apresenta os preços máximos e mínimos dentro do período. 

Com base na análise do gráfico, é possível entender a dinâmica do pregão:

  • Barra baixa: preço de fechamento > preço de abertura (em geral, é representada pela cor vermelha);
  • Barra alta: preço de fechamento < preço de abertura;
  • Barra grande: alta variação de preço no dia;
  • Barra pequena: baixa variação de preço no dia.

Candlesticks

Gráfico de velas do Ibovespa em 30/11/2022 (Imagem: Reprodução)

É o tipo de gráfico mais completo e popular para a análise técnica. Com base no formato, cor e padrão do candle (retângulo que representa a variação do ativo no mercado dentro de um período), é possível tentar identificar rapidamente novas tendências ou reversões. 

Em geral, traders profissionais identificam os tipos de candles com base em seus padrões para tomar suas decisões. Existem mais de 20 padrões de candlestick, como:

  • Martelo: padrão de reversão de alta;
  • Bebê abandonado de baixa: padrão de candle de reversão de baixa;
  • Doji: ponto de equilíbrio do ativo, entre outros.

Como fazer a análise técnica de uma ação?

Antes de fazer a análise técnica de uma ação, o investidor precisa de uma corretora para acessar o dashboard com os gráficos e indicações. A partir daí, os passos seguintes basicamente são:

1. Ter uma estratégia definida

Existem diversas formas de analisar um gráfico, sendo que o investidor ainda pode avaliar diversos indicadores, períodos e padrões diferentes para tomar uma ação. 

Por isso, é tão importante ter uma estratégia de day trade eficiente. A pessoa precisa saber o que, exatamente, deve olhar para saber se compra ou vende o ativo. 

Na hora, se não tiver uma estratégia bem definida, pode ficar perdido na hora e tomar a decisão errada. 

2. Começar com pouco

Embora a análise técnica tenha o objetivo de possibilitar mais assertividade na operação, o risco ainda é existente e, mesmo acertando nas primeiras previsões, isso não significa que o investidor sempre ganhará. Desse modo, o mais recomendado é arriscar pouco dinheiro inicialmente apenas para “testar” o mercado. 

3. Entender os principais padrões dos gráficos

Existem mais de 20 formatos de candlesticks, sendo que cada um indica um padrão de tendência, reversão ou estabilidade do mercado. Quem quer realizar a análise técnica deve conhecer ao menos os principais para tentar acertar o timing da decisão. 

4. Analisar mais de um tempo gráfico

Ao utilizar mais de um período de análise, o investidor consegue ter uma visão melhor das tendências de mercado. Falando de curto prazo, a variação de tempo mais utilizada costuma ser 1, 5, e 15 minutos no caso do Day Trade. 

5. Saber que não existe certeza

Mesmo com uma análise gráfica bem feita, o investidor pode não acertar sempre na hora de tomar uma decisão — ainda mais porque o emocional pode interferir. Desse modo, é importante também se preparar para as perdas e aproveitar para aprender com os erros. 

Análise técnica e fundamentalista: principais diferenças

No mercado, existem dois tipos de análise: a técnica e a fundamentalista. A análise técnica consiste na avaliação de indicadores e gráficos de curto prazo do mercado. 

Já a análise fundamentalista é o estudo de uma ativo com base em seus fundamentos, como se o investidor fosse realmente se tornar um sócio daquele negócio. Portanto, entre os indicadores analisados estão o balanço patrimonial, o fluxo de caixa, o endividamento, a lucratividade entre outros. 

Enquanto isso, a análise técnica busca o resultado no curto prazo (sendo mais utilizada por especuladores). Já o objetivo da análise fundamentalista é o longo prazo (usada por investidores). 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.