Siga nossas redes

Tape reading: como fazer a análise na prática?

O tape reading é uma técnica muito utilizada em day e swing trade, mas requer experiência para amenizar os riscos.

carteira recomendada de ações de small caps

O tape reading é uma técnica utilizada desde o tempo do pregão viva-voz — quando todas negociações de compra e venda na bolsa ocorriam de forma presencial e verbal.    Com a modernização, a estratégia não parou de ser utilizada pelos investidores. Ela apenas assumiu uma forma eletrônica, de modo que você pode acessar pelo home broker na sua própria casa.   Nesse artigo, falaremos mais sobre o que é o tape reading, como funciona na prática, vantagens e muito mais. Continue a leitura:

O que é tape reading?

Tape reading é uma técnica de análise que consiste em acompanhar o fluxo de operações da Bolsa de Valores e utilizar as informações como base para realizar suas próprias negociações. 

O termo remete a uma antiga máquina chamada Ticker Tape Machine, que mostrava códigos das ações, variação dos preços, horários das negociações e se a compra ocorreu por um valor maior ou menor que o anterior. 

Hoje, com a tecnologia, a máquina virou um dashboard na corretora de valores, mas os dados ainda são importantes para a análise tanto quanto antes. 

Esse tipo de estudo é mais realizado por traders em operações de Day Trade ou Swing Trade, pois as informações servem como se fossem “passos” do caminho o qual o mercado está seguindo. 

Como funciona o tape reading?

Basicamente, a técnica de tape reading acompanha o fluxo de negociação da Bolsa de Valores em tempo real a fim de identificar o desempenho das ações e as movimentações dos traders do mercado. 

É uma prática de coleta de dados para saber o caminho do mercado e encontrar as melhores oportunidades de negociação. Assim como a máquina antiga, a estratégia utiliza três formas de análise de preços:

Histórico de negociações

Mostra todas as negociações ocorridas em um período, identificando:

  • Hora;
  • Quantidade;
  • Preço;
  • Origem da compra e venda, entre outras informações. 

Com o histórico de negociações, você consegue identificar o agressor — trader que realizou uma oferta de compra ou venda agressiva. 

Book de ofertas

Parte em que as intenções de compra ou venda dos traders aparecem. Com isso, você pode observar as ordens pendentes, os seus volumes e a instituição financeira de onde saiu a ordem. 

Volume de profile

É a parte com regiões de concentração de preços das ações. Nessa área, é possível ver o volume acumulado de negociações.

A partir dessa ferramenta, você identifica pontos de resistência e rompimento das cotações com base nas regiões de concentração de compradores e vendedores.

Como fazer a leitura de fluxo na prática?

Para fazer a leitura do fluxo, o primeiro passo é identificar a direção de um fluxo vendedor, ou seja, quando há muitas pessoas vendendo suas posições em determinado ativo ou um agressor vendendo uma grande quantidade de cotas.

Essa informação pode sugerir que o preço do ativo tem uma tendência de crescimento ou desvalorização. Percebendo uma tendência, você escolhe comprar ou vender o ativo, aproveitando assim oportunidades e evitando perdas. 

Uma dica importante é utilizar o filtro de tamanho para filtrar os pedidos mínimos e máximos, identificando qualquer solicitação de compra ou venda.

Contudo, antes de realizar esse processo, é importante:

  1. Estudar: essa é uma técnica mais indicada para traders profissionais, ou seja, você precisa de um alto grau de conhecimento para acertar nas decisões.
  1. Saber seu perfil investidor: a estratégia é recomendada para quem tem o perfil de investidor agressivo, ou seja, disposto a assumir um risco alto em troca de grandes rentabilidades.
  1. Abrir sua conta em uma corretora: para acessar as informações do tape reading e realizar operações, é preciso utilizar o home broker de uma corretora. 

Vale ressaltar que o tape reading é apenas uma técnica, mas, como se trata de um mercado de renda variável, nem sempre você pode acertar na sua análise.

O que analisar no tape reading?

Basicamente, você analisa dois dados com o tape reading:

  1. Fluxo de ordens: histórico de negócios, o volume de profile e o book de ofertas.
  2. Book de oferta: intenções de compra ou venda de um determinado ativo.

Com base nesses dois dados, você consegue saber os movimentos do mercado e a concentração dos principais fluxos responsáveis por compor o preço do ativo, identificando tendências e oportunidades com mais facilidade. 

Lembrando que você pode utilizar essa técnica com qualquer ativo da Bolsa de Valores (B3): ações, opções, câmbio, contratos futuros, entre outros. 

Vantagens e desvantagens

Uma técnica tão antiga quanto essa só continuaria sendo utilizada com vantagens bem significativas. A seguir, trouxemos algumas delas:

Vantagens

  • Acesso a mais informações, aumentando a possibilidade de acertar nas escolhas; 
  • Saber o que os outros traders estão fazendo, utilizando essa informação como referência para sua própria decisão;
  • Mais facilidade em acertar o timing de uma operação, aproveitando melhores oportunidades e reduzindo risco de perdas; 
  • Reduzir a subjetividade e tomar decisões embasadas em números.

Desvantagens

Embora seja uma ótima estratégia, o tape reading também possui algumas desvantagens, como:

  • Não é uma estratégia “pronta”, ou seja, você precisa acompanhar o fluxo de negociações e tomar sua decisão;
  • Precisa investir em um computador e internet rápidos, já que as movimentações ocorrem de forma bem ágil.

No geral, essa é uma estratégia mais recomendada para traders experientes, visto que o mercado tem alta volatilidade. Então, você precisa ter um conhecimento grande para saber interpretar os dados de forma rápida, já que a tendência do mercado pode mudar em segundos.

Análise fundamentalista, análise técnica ou tape reading?

No mercado, existem três tipos de análises comuns: análise fundamentalista, análise técnica ou tape reading.

A análise técnica de ações é uma estratégia que utiliza gráficos e indicadores técnicos para tentar prever o comportamento do mercado e, assim, aproveitar melhor as oportunidades e reduzir riscos. Assim como o tape reading, é uma técnica voltada para o curtíssimo prazo e mais utilizada por traders em operações de Day Trade ou Swing Trade. 

A análise fundamentalista é o estudo de indicadores qualitativos e quantitativos de empresas listadas na Bolsa. Sua intenção é aportar o dinheiro em uma ação e receber rendimentos sob a forma de dividendos ou valorização do ativo, como se o investidor fosse se tornar sócio da empresa. Ao contrário das duas estratégias anteriores, é focada no longo prazo e mais utilizada por investidores. 

Desse modo, a análise técnica e a tape reading são complementares e ambas servem para que o trader saiba o que fazer e o momento certo de comprar ou vender um ativo. Além disso, é possível descobrir a origem de determinadas tendências do mercado, aproveitando melhor as oportunidades. 

A seguir, confira a tabela comparativa:

Análise TécnicaTape readingAnálise fundamentalista
VisualizaçãoGráficos e indicadoresBook e fluxosGráficos e indicadores
Nível de complexidadeMédia Alta Média
ObjetivoIdentificar padrões que indiquem tendências de alta ou baixa no mercado.Acompanhar o comportamento de outros traders do mercado. Conhecer os indicadores mais importantes da empresa, de modo que o investidor saiba entender se investir é um bom negócio ou não. 
PrazoCurtíssimo ou curto prazo Curtíssimo ou curto prazo Médio ou longo prazo

Unindo a análise técnica ou tape reading, você pode ter mais embasamento para tomar suas decisões e otimizar seu nível de acertos. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.