Siga nossas redes

Negócios

10 previsões tecnológicas do MIT Tech Review no SXSW 2024

O festival South by Southwest (SXSW) começou como um pequeno evento de música em 1987 mas se transformou ao longo dos anos em um evento global sendo esta a 38ª edição.

O MIT Technology Review, renomado por suas análises e prognósticos sobre o futuro da tecnologia, apresentou suas previsões mais recentes o primeiro dia do evento South by Southwest (SXSW) 2024, realizado nesta sexta-feira (8). Abaixo, destacamos as 10 tecnologias emergentes que devem moldar o cenário tecnológico neste ano:

SXSW edição 2024 Foto: Aaron Rogosin

IA para tudo

Vivemos na era da Inteligência Artificial, onde ferramentas generativas como o ChatGPT estão se tornando cada vez mais populares. Estas ferramentas não apenas produzem texto, imagens e vídeos a partir de prompts, mas também estão remodelando a indústria de tecnologia, com empresas como a OpenAI se destacando e gigantes como Google, Meta e Microsoft investindo pesadamente nessa tecnologia.

Células solares super eficientes

Com a rápida implantação da energia solar em todo o mundo, o MIT prevê avanços significativos na eficiência das células solares. Adicionar uma camada de cristais minúsculos pode aumentar a eficiência dos painéis, contribuindo para os esforços globais de redução de carbono.

Apple Vision Pro

A Apple está pronta para lançar seu primeiro headset de realidade mista, o Vision Pro, com uma tela de resolução sem precedentes. Embora seja cedo para prever o impacto, a Apple aposta em um “aplicativo matador” para diferenciar seu produto.

Medicamentos para perda de peso

Diante da epidemia global de obesidade, o desenvolvimento de medicamentos como Mounjaro e Wegovy oferece novas esperanças. Além de auxiliar na perda de peso, esses medicamentos podem até mesmo proteger contra doenças cardíacas e derrames.

Sistemas geotérmicos aprimorados

A energia geotérmica, embora seja limpa e praticamente ilimitada, enfrenta desafios de engenharia. Novas técnicas de perfuração prometem desbloquear mais do calor da Terra para produzir energia limpa.

Chiplets

Com o desafio crescente de miniaturizar transistores, os chiplets emergem como uma solução promissora. Esses pequenos chips especializados podem ser agrupados para oferecer desempenho superior, impulsionando a próxima geração de computadores.

Primeiro tratamento de edição genética

A tecnologia CRISPR avança com o primeiro tratamento aprovado para a anemia falciforme, marcando um marco significativo na medicina genética.

Computadores de escala Exa

Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar cálculos exaflop, permitindo simulações mais sofisticadas em áreas como clima e física nuclear.

Bomba de calor

As bombas de calor elétricas ganham destaque como uma alternativa sustentável para aquecimento e resfriamento de edifícios, contribuindo para a redução de emissões de carbono.

Rivais do Twitter

Com a chegada de alternativas como Bluesky e Threads, o domínio do Twitter é desafiado. Elon Musk, após adquirir a plataforma, promove mudanças radicais, gerando um êxodo de usuários e anunciantes.

Essas previsões do MIT Tech Review fornecem uma visão fascinante do que podemos esperar no cenário tecnológico nos próximos meses e além.

O painel mais disputado

O painel principal e mais disputado do 1º dia da 38ª edição do evento trata sobre liderança feminina na TV, no cinema, na música e na tecnologia. Meghan Markle, a duquesa de Sussex, é uma das palestrantes a abordar o tema: “Quebrando barreiras, moldando narrativas: como as mulheres lideram dentro e fora da tela.

Katie Couric, jornalista e autora de best-sellers do “New York Times”; Brooke Shields, atriz, modelo e empresária e Nancy Wang Yuen, autora, socióloga, especialista em cultura pop e consultora de diversidade, equidade e inclusão também participam do debate.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.