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Negócios

Maioria das PMEs tem expectativa alta de vendas na Black Friday, diz pesquisa

Desafio para os empreendedores é lidar com a sofisticação das fraudes relacionadas ao comércio eletrônico.

Uma recente pesquisa da Serasa Experian revelou que 67% dos representantes de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do país estão esperançosos com a possibilidade de aumentar as vendas neste fim de ano. O entusiasmo maior dos empreendedores é para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%). 

Entre os meios de venda, os canais digitais são destaque para se conectar com os clientes, sendo o WhatsApp o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceira posição (36%). 

Segundo Cleber Gênero, vice-presidente da área de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, o ambiente digital teve um papel importante para a retomada econômica do pós-pandemia e é uma tendência que tende a se manter. 

“É importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia. 

A pesquisa também mostrou que 97% dos PMEs pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce.

Fraudes no comércio eletrônico

Crédito: Adobe Stock

Apenas em agosto deste ano, houve mais de 351,7 mil tentativas de fraude relacionadas ao comércio eletrônico no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. “Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Gênero.

Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios

Atualmente, apenas 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. O interesse de ter acesso a uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas.

Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).

Sobre a pesquisa 

A “Pesquisa Quantitativa Expectativas para Datas Comemorativas” da Serasa Experian foi realizada via painel online entre os dias 18 e 26 de agosto de 2022, com 510 representantes de empresas no Brasil. 

O perfil sociodemográfico dos empreendedores foi de 50% homens e 50% mulheres, com idade média de 42 anos e 66% das classes AB1. 

Cerca de 56% dos respondentes moram nas capitais, 25% no interior dos estados e 20% nas regiões metropolitanas.

O percentual das respostas é maior do que 100% porque os respondentes podiam escolher mais do que uma alternativa. 

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