Siga nossas redes

Negócios

Ação da Taurus despenca após governo zerar alíquota de importação de armas

Recuo vem após as ações subirem cerca de 200% em 2020 até o dia anterior.

Funcionário da Taurus em fábrica em São Leopoldo. REUTERS/Diego Vara

As ações da Taurus (TASA4) recuavam fortemente nesta quarta-feira (9), tendo de pano de fundo decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zerou o imposto na importação de revólveres e pistolas, o que passa a vigorar a partir de 2021.

Por volta das 17h, os papéis preferenciais perdiam 9,5%, a R$ 16,33, maior declínio do Small Caps, que cedia 0,71%. O recuo vem após as ações subirem cerca de 200% em 2020 até o dia anterior.

A resolução da Camex foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. A alíquota era de 20%.

Em comunicado mais cedo, a Taurus afirmou que o impacto da resolução não causará efeito significativo na sua operação, citando que o mercado doméstico/nacional é inferior a 15% de suas vendas, com margens menores que as das exportações.

“Além do que, somos uma multinacional com fábrica nos Estados Unidos e temos uma futura operação na Índia, o que nos dá as mesmas vantagens da resolução da Camex”, acrescentou, ressaltando que a medida não muda a incidência de outros tributos nas importações de armas.

A Taurus disse que a medida irá acelerar o processo de priorização de investimentos nas fábricas nos EUA e na Índia, em detrimento do Brasil, embora sem alteração no plano já anunciado no começo do mês.

A fabricante de armas reforçou que passou por reestruturação focada na redução de custos “que lhe permite, mesmo com essa isenção, manter seus preços, no mercado brasileiro, mais atrativos frente a seus concorrentes internacionais”.

Leia também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.