Siga nossas redes

Negócios

Águas do Brasil oferta R$ 2,2 bi e vence leilão pelo lote 3 da Cedae

O lance representou um ágio de 90% sobre o valor mínimo definido no edital.

Equipamentos de saneamento. 12/12/2015 REUTERS/Paulo Whitaker

A Águas do Brasil venceu nesta quarta-feira o leilão pelo lote 3 de concessão da companhia fluminense de saneamento Cedae, com oferta de outorga de R$ 2,2 bilhões, batendo a única rival no certame, a Aegea.

O lance vencedor da Águas do Brasil, que participou na concorrência sob o nome oficial SAAB (Saneamento Ambiental Águas do Brasil), representou um ágio de 90% sobre o valor mínimo definido no edital. A Reuters havia antecipado na segunda-feira que essas seriam as únicas empresas na disputa pelo bloco.

O lote foi redesenhado após ter sido o único dos quatro levados a leilão em abril que não teve interessados. Sua área, formada inicialmente por seis cidades, foi ampliada para 21 municípios. A expectativa é de que o ativo receba investimentos de 4,7 bilhões de reais nos 35 anos do prazo de concessão.

No leilão de abril, a Aegea, que possui como sócios o fundo soberano de Cingapura (GIC) e a Itaúsa, controladora do Itaú Unibanco, havia arrematado os lotes 1 e 4, enquanto a Iguá, com suporte do fundo de pensão canadense CPP, venceu o lote 2.

No conjunto, esta é maior concessão de infraestrutura de saneamento da história do país e ocorreu pouco mais de um ano após a aprovação do marco legal do setor.

O objetivo, além da distribuição de água, é obter a universalização da coleta e tratamento de esgoto para cerca de 13 milhões de pessoas.

A Águas do Brasil tem três grupos de sócios: um grupo de famílias reunidos na Developer, a Queiroz Galvão e a New Water Participações.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que o resultado do leilão faz o Rio de Janeiro deixar de ser visto com vergonha devido à crise fiscal dos últimos anos e será mais atrativo para investidores privados.

“Se tivesse que cobrar outorga zero, eu faria”, disse ele na cerimônia após o resultado do leilão.

Veja também 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.