Siga nossas redes

Negócios

Airbnb fechará negócios domésticos na China a partir de julho

A empresa de aluguel por temporada encerrar todos os anúncios e experiências na China Continental.

Airbnb 03/05/2022 REUTERS/Dado Ruvic

 O Airbnb (AIRB34) irá encerrar todos os anúncios e experiências na China Continental a partir de 30 de julho, informou a empresa de aluguel por temporada nesta terça-feira (24), juntando-se a uma longa lista de plataformas de internet ocidentais que optaram por sair do mercado chinês.

A companhia norte-americana fez o anúncio em sua conta oficial do WeChat sem detalhar as razões por trás da decisão e disse que os usuários chineses ainda poderão fazer reservas no exterior.

“Tomamos a difícil decisão de reorientar nossos esforços na China em viagens externas e suspender nossas casas e experiências de anfitriões na China, a partir de 30 de julho de 2022”, escreveu o cofundador do Airbnb, Nathan Blecharczyk.

O jornal Global Times, citando uma fonte próxima à empresa, disse que o Airbnb decidiu fechar o negócio doméstico porque era muito caro e complexo de operar, o que foi ainda mais impactado pela pandemia do Covid-19. O Airbnb não respondeu a um pedido de comentário.

A empresa se junta a uma longa lista de empresas ocidentais de internet, como Linkedin e Yahoo, que se retiraram da China nos últimos meses.

A CNBC noticiou primeiro a decisão do Airbnb nesta terça-feira. O New York Times também informou que o Airbnb removeria cerca de 150 mil anúncios na China, dos seis milhões que tinha em todo o mundo. As estadias chinesas representaram cerca de 1% dos negócios do Airbnb nos últimos anos, segundo a reportagem.

Fundada em 2008, a Airbnb começou a prestar serviços na China Continental em 2015. A empresa fez esforços para integrar seus serviços, incluindo a integração com plataformas chinesas como o WeChat, da Tencent. Seus principais rivais chineses são Tujia, Xiaozhu e Meituan.

A empresa de aluguel por temporada Meituan Minsu, disse na terça-feira que formou uma equipe especial para ajudar os anfitriões existentes do Airbnb a colocar anúncios em sua plataforma. A Tujia fez um anúncio semelhante no início do dia.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.