Para tentar atrair mais proprietários de residências, a Airbnb oficializou o cargo de “co-anfitrião”, ou seja, a pessoa que não é dona do espaço, mas faz as vezes de receber os hóspedes. Segundo a empresa anunciou nesta quarta-feira (16), a nova ferramenta já está no ar em dez países, incluindo o Brasil, onde “gerenciar Airbnbs” para terceiros já virou fonte extra de renda e, em alguns casos, um negócio próprio.
A ideia é que anfitriões que talvez não tenham tempo ou inclinação para serem mão na massa possam pagar “co-anfitriões” pré-aprovados na plataforma para ajudar a configurar ou mobiliar suas listagens, ou gerenciar suas reservas e hóspedes.
A Airbnb já recebeu inscrições de possíveis co-anfitriões, que a empresa avalia com base em critérios que indicam um histórico sólido, como o número de estadias que eles hospedaram, avaliações dos hóspedes e taxas de cancelamento baixas.
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Segundo a plataforma, 10 mil co-anfitriões já foram selecionados para a nova ferramenta. Juntos, eles têm uma classificação média de 4,86 (numa escala de zero a cinco). Entre os outros países onde o serviço já está disponível estão EUA, Canadá, Reino Unido, França e Espanha.
Um co-anfitrião pode oferecer até 10 tipos diferentes de serviços, com opções de compensação que incluem, por exemplo, cobrar uma taxa única para configurar uma página de listagem, ou uma porcentagem de uma reserva para suporte diário.
A Airbnb não cobra uma comissão quando conecta anfitriões, disse a empresa.
“É essa roda positiva que beneficia a Airbnb no geral, então não há necessidade de tirar uma parcela adicional”, disse o Diretor de Negócios Dave Stephenson em uma entrevista antes do lançamento. “O que faremos é nos beneficiar por ter mais pessoas ficando em Airbnb porque todos terão estadias melhores.”
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Receita pós-pandemia
Os investidores estão ansiosos por detalhes sobre novos recursos da plataforma. A Airbnb disse que vai apresentar novas oportunidades de crescimento de receita, que diminuíram após um boom de viagens pós-pandemia. Por essa métrica, os analistas estimam ganhos moderados de um dígito, no terceiro trimestre, de acordo com estimativas compiladas pela Bloomberg.
As ações da Airbnb subiram até 3,1% após a abertura das negociações em Nova York nesta quarta, atingindo seu nível intradiário mais alto desde 1º de agosto.
Como parte do lançamento, a Airbnb também mostrou destaques de listagem que mudam dependendo do que um viajante está procurando. A empresa também revelou novos filtros de pesquisa personalizados para hóspedes, inspirados em suas estadias anteriores, para facilitar a busca por propriedades com suas comodidades preferidas. Também simplificou a página de checkout para os hóspedes e adicionou mais métodos de pagamento locais em vários países, com o objetivo de quase dobrar o número de opções para quase 40 até o primeiro trimestre de 2025.
Os benefícios dessas pequenas mudanças serão “aditivos e acréscimos ao longo do tempo”, disse Stephenson.
O Diretor Executivo Brian Chesky disse anteriormente aos investidores que a empresa reiniciará no próximo ano seu negócio de experiências para tours, aulas e workshops, com melhor marketing e preços mais acessíveis. A empresa também tem investido mais em mercados menos maduros no exterior, incluindo a introdução de estadias limitadas inspiradas em ícones culturais locais. Além disso, Stephenson citou novos serviços relacionados a hóspedes para o próximo ano, como chefs pessoais, limpeza durante a semana e massagens em casa.
Mas levará tempo para a Airbnb ver um retorno sobre esses investimentos. A empresa disse que espera que as despesas de marketing cresçam mais rápido do que a receita no terceiro trimestre, à medida que se expande para novas regiões e adiciona serviços além de sua oferta principal de aluguéis de casas. Tudo isso provavelmente pesará nas margens a curto prazo.
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