Siga nossas redes

Negócios

Amazon e iRobot desistem de fusão após oposição da UE

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) – Amazon e iRobot, fabricante de robôs aspiradores de pó, anunciaram nesta seguda-feira desistência de planos fusão diante da oposição dos órgãos de defesa da concorrência da União Europeia.

A iRobot anunciou um plano de reestruturação significativo para reduzir custos e disse que cortará cerca de 31% de sua força de trabalho, ou 350 funcionários. A empresa também informou que Colin Angle deixou o cargo de presidente-executivo.

Já a Amazon disse que sua proposta de aquisição da iRobot, no valor de 1,4 bilhão de dólares, não tinha como obter aprovação regulatória na União Europeia. A Reuters informou no início deste mês que o acordo seria bloqueado pela Comissão Europeia, sob receios de que a Amazon poderia deixar de lado rivais da iRobot em seu marketplace, especialmente na França, Alemanha, Itália e Espanha.

A Amazon anunciou o acordo em agosto de 2022, de olho em ampliar seu leque de produtos domésticos inteligentes.

“Estamos desapontados com o fato de que a aquisição da iRobot pela Amazon não pôde prosseguir”, disse David Zapolsky, conselheiro geral da Amazon. “Acreditamos no futuro da robótica de consumo em casa e sempre fomos fãs dos produtos da iRobot”, acrescentou o executivo.

As ações da iRobot caíam cerca de 18% nos primeiros negócios nos EUA.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.