Há um motivo para a Apple (AAPL34) estar sob menos pressão para demitir que as outras gigantes de tecnologia: contratou com mais eficiência.
Durante a escalada de contratações impulsionada pela pandemia, a Apple acrescentou menos funcionários do que outras grandes empresas do setor. Além disso, a empresa gerou muito mais receita por contratação do que seus pares, segundo dados compilados pela Bloomberg.
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Essa abordagem mais cautelosa dá frutos agora. Embora a Apple tenha congelado contratações em algumas áreas e adotado contenção de gastos — principalmente fora de pesquisa e desenvolvimento — ainda não recorreu a demissões em massa como Amazon (AMZO34), Google (GOGL34), Meta (FBOK34) e outras.
“Isso sinaliza uma melhor qualidade de gestão na Apple em comparação com outras empresas de tecnologia que claramente leram da maneira errada os sinais durante a pandemia”, disse Peter Garnry, do Saxo Bank.
A empresa anunciou planos para fortalecer seus recursos humanos esta semana, contratando sua primeira diretora-gerente de pessoal. O RH estava sob o comando da chefe de varejo, Deirdre O’Brien, que desempenhava um papel duplo.
Muitas empresas de tecnologia admitem que contrataram demais durante a pandemia, em uma aposta que mudanças no estilo de vida — como trabalho remoto, gastos com comércio eletrônico e hábitos de videogame — trariam lucro maior. Agora elas lidam com as consequências.
A Zoom, uma das maiores beneficiários dos confinamentos contra Covid, anunciou esta semana que cortará 15% da equipe.
A Apple foi mais cautelosa. Seu quadro de funcionários aumentou apenas 20% entre 2020 e 2022, em comparação com um salto de 60% na Alphabet, que controla o Google, e quase 100% na Amazon. Essas duas empresas anunciaram um total de demissões de cerca de 30.000 funcionários.
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A Apple também gerou muito mais receita por funcionário adicional durante os anos de pandemia do que nos três anos anteriores. Isso é um forte contraste com a maioria de seus pares de tecnologia.
Mas o número de funcionários não explica totalmente a vantagem da Apple sobre as concorrentes. A empresa também gera algumas das maiores vendas por metro quadrado — uma indicação de que sua eficiência vai além das políticas de contratação.
“A Apple é econômica por natureza”, disse o analista do Credit Suisse, Shannon Cross. “Tudo se resume ao direcionamento dos dólares dos acionistas pela administração e um foco afiado em quais oportunidades de crescimento investir.”