A Azul informou na terça-feira (8) que celebrou um acordo de acionistas suplementar com a Trip Participações, Trip Investimentos, Rio Novo Locações, José Mario Caprioli dos Santos e David Gary Neeleman. O acordo visa regular as regras e condições acordadas no contexto da reestruturação dos passivos da companhia aérea, estabelecendo direitos e obrigações em relação às ações detidas pelos acionistas.
Segundo a Azul, este acordo surge após a reestruturação de passivos, divulgada anteriormente, que busca fortalecer a geração de caixa e melhorar a estrutura de capital. Além disso, o acordo prevê a composição do conselho de administração com nove membros, sendo dois indicados pelos titulares de notas apoiadores, visando assegurar a governança da empresa.
Caprioli está entre os fundadores da Trip e atualmente é membro do conselho de administração da Azul. A Trip fundiu-se com a Azul em 2012.
A Azul, fundada em 2008 pelo norte-americano David Neeleman, é uma das principais empresas do setor, com operações internacionais e serviços como o Azul Cargo. Neeleman é um dos fundadores da Azul e presidente de seu conselho de administração. Em 2024, a empresa registrou receita líquida de R$ 19,526 bilhões e prejuízo líquido de R$ 9,1 bilhões.
Em janeiro de 2025, a empresa Azul, em conjunto com a Gol e apoiada pelo governo, irá potencialmente se unir para criar uma gigante do setor aéreo na América Latina, detendo cerca de 60% do mercado doméstico. Essa fusão visa fortalecer a aviação brasileira, preservar empregos e aumentar a conectividade regional, apesar das preocupações concorrenciais e dúvidas sobre possíveis aumentos de tarifas.
Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.