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Negócios

‘Barbie’: Ação da Mattel sobe em meio a perspectivas de alta das receitas

Analista projeta que ação pode subir dos atuais US$ 20 para até US$ 30 no 3º trimestre.

Se hoje a Mattel está entre os assuntos mais comentados pelo mundo diante das expectativas pelo lançamento do filme “Barbie”, ao final de 2022 a empresa via suas ações encerrarem o ano em queda de mais de 17%. Agora, a empresa espera que o sucesso do filme ajude a alavancar as vendas da boneca e que esse movimento, consequentemente, ajude a ampliar a alta dos papéis na Nasdaq, que acumulam avanço de quase 18% em 2023 até agora. 

Em julho até agora, o papel da Mattel na bolsa dos EUA acumula alta de mais de 7,6%, mas em 12 meses ainda há perdas de 2,5%, segundo levantamento da Quantum Finance. Existe a expectativa de que o filme ajude a melhorar os resultados da empresa – o que poderia manter as ações em alta e puxar uma recuperação. 

Ao site da “Business Insider”, Austin Hankwitz, co-apresentador do podcast “Rich Habits”, aponta que, dado que a Barbie representou pouco mais de 20% do faturamento bruto da Mattel no primeiro trimestre, o filme pode ter um “impacto material” em seus relatórios de ganhos futuros. No último mês, a boneca tem sido a principal fonte de receita, ainda segundo a “Business Insider”. 

Hankwitz observou que as pesquisas por “boneca Barbie” atingiram seu pico mais alto desde o início dos dados em 2004, o que, segundo ele, pode ajudar a elevar o preço das ações do patamar atual de aproximadamente US$ 20 para uma faixa entre US$ 25 e US$ 30 no terceiro trimestre.

Ryan Gosling e Margot Robbie posam para foto de divulgação do filme Barbie em Los Angeles 25/06/2023 REUTERS/Mike Blake

Segundo o portal “Yahoo Finance”, o analista da Stifel, Drew Crum, estima que o filme pode arrecadar de US$ 450 milhões a US$ 550 milhões em todo o mundo. Assim, a previsão é de que a Mattel veja um aumento no lucro pelo aumento da demanda por bonecas e, ao mesmo tempo, licenciamento cobradas sobre roupas e outros itens vinculados ao filme. O analista manteve uma classificação de compra e preço-alvo de US$ 26 para as ações da Mattel, cerca de 18% acima dos níveis atuais.

Produtos “Barbie”: além das bonecas

Além dos impactos que o filme pode ter para as vendas da boneca mais famosa Mattel, a estreia de “Barbie” tem influenciado outros segmentos. Os objetos “Barbiecore”, focados na cor característica da boneca, estão dominando o cenário da moda pelo segundo ano consecutivo. Existem tênis, mochilas, e roupas com tema de Barbie – com peças inclusive para cachorros.

“Não há um canto do planeta que não tenha ficado rosa”, disse Richard Dickson, presidente e diretor de operações da Mattel, em entrevista à agência Reuters.

O designer de alta costura Valentino deu início à recente onda rosa vestindo modelos em fúcsia da cabeça aos pés para um desfile em março de 2022. Isso fez com que os estilistas de celebridades lutassem para encontrar looks na cor imperdível.

Mercadorias com temática da Barbie são exibidas em um shopping em Glendale, Califórnia 17/07/2023 REUTERS/Lisa Richwine

Alguns meses depois, as fotos mostraram a estrela de cinema e do filme “Barbie”, Margot Robbie, no set com um macacão faroeste rosa choque. O “estilo exagerado” viralizou em uma época em que roupas ocidentais e modas brilhantes do ano 2000 eram tendência, disse Madeline Hirsch, diretora de notícias da InStyle.

A tendência também coincidiu com o retorno de muitas pessoas aos escritórios para trabalhar após as restrições impostas por conta da covid-19. “As pessoas ansiavam por alegria, cor e roupas novas para usar novamente, e o apelo efervescente da Barbie era fácil de se agarrar”, disse Hirsch.

À medida em que o estilo decolou, as revistas de moda registraram celebridades de Kim Kardashian a Harry Styles em trajes brilhantes que remetem à Barbie. 

A nova linha de bonecas Barbie, com tema do próximo lançamento do filme. (Fotógrafa: Alisha Jucevic/Bloomberg)
A nova linha de bonecas Barbie, com tema do próximo lançamento do filme. (Fotógrafa: Alisha Jucevic/Bloomberg)

A Barbie é uma das três principais marcas da Mattel. A fabricante de brinquedos registrou o termo “Barbiecore” em 2022 e fez parceria com empresas como a designer francesa de luxo Balmain, a joalheria Kendra Scott e a empresa de roupas íntimas Barefoot Dreams.

Essas iniciativas foram superadas em 2023, com mais de 100 parcerias vinculadas ao filme. Os itens atualmente disponíveis variam de uma camiseta da Barbie de US$ 20 dólares na Old Navy a um moletom de US$ 1.550 com o logotipo da Balmain na fonte da Barbie.

A Mattel também colaborou em muitos produtos fora da moda, como um console de jogos X-box Microsoft rosa que fica dentro de uma Barbie Dreamhouse de três andares.

Os alimentos inspirados na Barbie incluem um sabor de sorvete e um hambúrguer da Barbie com molho rosa vendido no Burger King no Brasil.

(* com informações da Reuters)

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