Siga nossas redes

Negócios

Bolsonaro fala em fatiar Petrobras para privatizar

Presidente também disse que companhia paga dividendos “absurdos” aos acionistas.

bolsonaro icms
Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto 12/01/2021 REUTERS/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta segunda-feira fatiar a Petrobras (PETR3; PETR4) para então privatizar a empresa e classificou de “absurdo” os valores pagos pela companhia a título de dividendo aos seus acionistas, inclusive à União, que é a maior detentora de ações da petroleira.

Em entrevista à Jovem Pan Curitiba, Bolsonaro voltou a responsabilizar o ICMS cobrado pelos Estados pela alta dos preços dos combustível, mas reconheceu que o preço cobrado pela Petrobras nas refinarias, que tem sido alvo de constantes reajustes, também desempenha um papel na elevação.

“ICMS não incide sobre o preço da gasolina na refinaria, incide sobre o preço final na bomba, isso está errado. Pode diminuir na Petrobras? Pode, até porque os dividendos são, no meu entender, absurdos, 31 bilhões (de reais) em três meses”, afirmou o presidente.

“Eu não quero a parte da União nesse lucro fantástico. Vai pouco ou quase nada para o social, a melhor coisa que pode fazer para o social é baratear o preço do combustível.”

Bolsonaro também voltou a falar na possibilidade de privatizar a Petrobras, e dessa vez disse que o ideal seria fatiar a petroleira para então vendê-la a várias empresas privadas.

“Para mim, o ideal é você ficar livre da Petrobras, logicamente privatizá-la para muitos empresas, não tirar de um monopólio estatal para um monopólio privado. Fatiar isso daí”, disse ele na entrevista.

Na semana passada, a Petrobras informou em fato relevante ao mercado que questionou o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia e que foi informada por ambas as pastas que não existem estudos em andamento que visem a privatização da petroleira, apesar das constantes declarações recentes de Bolsonaro neste sentido.

O presidente chegou até mesmo a afirmar que havia pedido ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que colocasse a privatização da petroleira “no radar”.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.