Siga nossas redes

Negócios

BYD mira ativos de mineração de lítio no Brasil

Empresa busca expandir sua produção de carros elétricos fora da Ásia.

A BYD Co. considera comprar ativos de mineração de lítio no Brasil enquanto busca garantir o fornecimento de matérias-primas para expandir sua produção de carros elétricos fora da Ásia.

A nova fábrica da empresa chinesa no Brasil incluirá uma unidade de processamento de fosfato de lítio e ferro para o mercado internacional e a BYD espera poder terminar as obras em menos de dois anos, segundo Stella Li, vice-presidente global da BYD.

“Preferimos comprar qualquer recurso disponível e acessível, mas precisa ser competitivo. Ao mesmo tempo, a BYD também prefere possuir alguma operação de mineração no Brasil”, disse Li em entrevista em São Paulo.

Wang Chuanfu, fundador e presidente da BYD Co., direita, Stella Li, vice presidente global da BYD Co., esq. durante evento em concessionária da marca em São Paulo, na terça-feira 10 de outubro de 2023.(Foto: Bloomberg)
Wang Chuanfu, fundador e presidente da BYD Co., direita, Stella Li, vice presidente global da BYD Co., esq. durante evento em concessionária da marca em São Paulo, na terça-feira 10 de outubro de 2023.(Foto: Bloomberg)

A América Latina tem emergido como mercado promissor para os fabricantes de automóveis que procuram explorar metais utilizados em veículos elétricos, em meio à transição da indústria dos combustíveis fósseis para uma matriz mais limpa. 

A Stellantis NV e a mineradora Rio Tinto estão aumentando seus investimentos em um gigantesco depósito de cobre na Argentina, enquanto a Ford Motor Co. fechou recentemente um acordo com o produtor chileno de lítio SQM.

Li faz parte de uma delegação de executivos da BYD que viajou pela América Latina, incluindo o presidente e fundador da empresa, Wang Chuanfu. No Chile – o país com as maiores reservas mundiais de lítio – Wang encontrou-se com o presidente Gabriel Boric para discutir a aceleração da eletrificação e o desenvolvimento da indústria local de lítio.

No nordeste do Brasil, a BYD investirá R$ 3 bilhões para construir sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia e planeja um centro de pesquisa e desenvolvimento para avançar em tecnologias para um motor híbrido flex-fuel. Seu concorrente chinês Great Wall Motor Co. planeja começar a fabricar seus primeiros modelos EV pré-séries no país em maio do próximo ano.

“Vamos construir esta fábrica rapidamente”, disse Li. “Precisamos garantir que, no futuro, todos os carros que vendemos aqui sejam 100% produzidos aqui. A BYD se tornará uma empresa brasileira.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.