A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração entre a Eneva S.A. (ENEV3) e Focus Energia Holding Participações S.A (POWE3). O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, 24.
Trata-se da combinação dos negócios da Eneva e da Focus, com a unificação das suas respectivas bases acionárias, mediante a realização de reorganização societária que resultará na incorporação da Focus pela Eneva.
Segundo parecer do Cade, a operação abrangerá todos os ativos, passivos e projetos que compuserem o patrimônio da Eneva e da Focus, quando for fechado o negócio.
Na justificativa para a operação, as requerentes explicam que, “para o Grupo Eneva, trata-se de uma oportunidade de expansão e diversificação sua atuação no setor elétrico brasileiro”.
Justificam ainda que o ato vai gerar sinergias operacionais, financeiras e tributárias importantes para o Grupo Eneva por meio da combinação dos ativos da Eneva e da Focus.
“Para a Focus, a Operação viabilizará o aporte de capital necessário para o desenvolvimento dos projetos de geração de energia que estão em desenvolvimento e permitirá a aceleração das atividades da empresa”, diz o documento.
Veja também
- O que esperar para a economia do Brasil em 2022? Veja 8 pontos
- Após compra de Cruzeiro por Ronaldo, time pode ter ações na B3?
- Tesouro Prefixado está pagando mais de 10% ao ano: vale a pena?
- Lista mostra os BDRs que mais pagaram dividendos em 2021