Siga nossas redes

SO$ Finanças

Tesouro Prefixado está pagando mais de 10% ao ano: vale a pena?

Leitor quer saber se há vantagem em investir no título público; envie sua pergunta.

Tesouro Direto

Pergunta do leitor: O Tesouro Prefixado voltou a pagar acima de 10%. Vale a pena?

Resposta de Hugo Manoel Marcato Affonso:

Recentemente os títulos do Tesouro Nacional com rentabilidade pré-fixada (originalmente chamados de LTN – Letra do Tesouro Nacional) são oferecidos com rentabilidades superiores a 10% ao ano. Essa taxa pré-fixada será paga se o investidor mantiver o título até a data de vencimento. Hoje, encontramos títulos do Tesouro pré-fixado com vencimentos em 3 datas: 01/01/2024, 01/01/2026 e 01/01/2031.

Os riscos aos quais o investidor estará exposto são de liquidez (praticamente nulo, pois o Tesouro recompra títulos diariamente), de crédito (também baixo, pois é o Governo Federal o emissor) e de mercado. Esse merece atenção especial porque estamos num ciclo de alta dos juros no Brasil. A taxa de juros (Selic) está em 9,25% ao ano e até o final de 2022 há perspectiva de aumentar para até 11,50%, segundo o Boletim Focus do Banco Central de 17 de dezembro.

Se essa alta se confirmar, a taxa dos títulos pré-fixados aumentará e quem comprou o título pré-fixado a 10% ao ano perceberá uma desvalorização no preço de mercado desse ativo. Então, existe uma variação de preço conforme o comportamento do mercado e, se o investidor precisar vender o título antes do vencimento, pode enfrentar um prejuízo. 

Assim, a depender dos objetivos do investidor e do seu apetite pelo risco, vale pensar em diversificação da carteira de investimentos. Poder contar com recursos resgatáveis no curto prazo que, ao mesmo tempo, acompanhem a taxa de juros da economia, é uma das boas práticas.

*CFP®, Planejador Financeiro na Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Veja também:

 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.