Siga nossas redes

Negócios

Cade aprova com restrições venda da Extrafarma para Pague Menos

Entre as restrições estão a venda de lojas em oito cidades dos 17 mercados considerados como relevantes pela autarquia.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira por unanimidade a venda da rede de farmácias Extrafarma para a Pague Menos (PGMN3), impondo restrições que incluem a venda de lojas em oito cidades dos 17 mercados considerados como relevantes pela autarquia.

“O simples desinvestimento não é suficiente por si só”, afirmou o relator do caso, Gustavo Augusto Freitas de Lima, ao ler o seu voto em sessão no Tribunal do Cade. “O desinvestimento somente faz sentido se os pontos forem vendidos para redes regionais, redes nacionais ou associação de farmácias”, acrescentou.

Segundo ele, a venda dos ativos está sendo firmada para a rede Bruno Farma e o negócio deverá ser acertado em até 180 dias. Se o prazo for superado, um ‘trustee’ deverá se encarregar pelo desinvestimento.

As ações da Pague Menos subiam 2,8% por volta de 16h, cotadas a R$ 4,79. Os papéis não fazem parte do Ibovespa, que avançava 0,28% no mesmo horário.

A Superintendência-Geral do Cade já havia recomendado a aprovação da venda da rede de farmácias para a Pague Menos no início de maio, cerca de um ano após o anúncio do negócio pela Ultrapar (UGPA3) . Na ocasião, a Superintendência recomendou a venda de cerca de 3% da rede para eliminar preocupações relativas à concorrência em algumas áreas na região Nordeste.

A Ultrapar anunciou a venda da Extrafarma por R$ 700 milhões, negócio que tornará a Pague Menos a segunda maior rede de farmácias do Brasil, atrás apenas da Raia Drogasil (RADL3) , que tem promovido há alguns anos uma intensa campanha de abertura de lojas pelo país. Atualmente a Pague Menos, fundada no início da década de 1980, é a terceira colocada.

A aquisição vai aumentar em mais de um terço o número de lojas da Pague Menos, que tem como acionista a gestora de private equity General Atlantic, para cerca de 1.500, e reforçar sua presença nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Veja também

Ganhe dinheiro com as variações cambiais enquanto seu patrimônio fica protegido. Invista em Dólar!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Novidade Carteita TOP FII Junho

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu