Siga nossas redes

Negócios

Casa de análise Suno é alvo de operação de busca e apreensão

Segundo Lauro Jardim, investigação envolve oscilação nas cotas do FII HCTR11; empresa se diz certa de sua inocência.

A casa de análise de investimentos Suno é um dos alvos, na manhã desta terça-feira (14), de uma operação de busca e apreensão determinada pela 42ª Vara Cível de São Paulo. A informação foi publicada inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, e confirmada mais tarde pela própria empresa ao InvestNews.

A operação acontece em três cidades (São Paulo, Porto Alegre e Goiânia) e envolve uma investigação relacionada a “uma suposta manipulação no mercado de fundos imobiliários”, um deles envolvendo o FII HCTR11.

“Um dos alvos da operação é a Suno, empresa de análises na qual a XP tem participação minoritária desde o ano passado (mas sem responsabilidade na gestão). Além de sua sede em São Paulo ser um dos locais da busca, o seu fundador, Tiago Reis, e dois de seus analistas e influenciadores (Vitor Duarte e Marcos Baroni) também são alvos da ação”, diz a coluna.

Ainda de acordo com Jardim, o motivo seriam oscilações das cotas de FIIs após publicações feitas pela casa de research, com o objetivo de desvalorizar e em seguida indicar o fundo.

Posicionamento da Suno

Procurada para se pronunciar, a Suno, empresa da qual a XP é sócia minoritária, confirmou a operação em suas dependências nesta manhã, mas declarou não ter tido acesso ao processo, portanto não poderia dar mais detalhes sobre a ação.

“O Grupo Suno reforça que está 100% seguro de sua atuação e estamos tranquilos e certos de nossa inocência e da idoneidade de todos os nossos analistas e profissionais. Confiamos na atuação da Justiça e que a investigação será concluída com brevidade”

Nota da suno enviada ao investnews

Sobre o HCTR11

HCTR11 – Hectare Fundo de Investimentos – é um fundo de investimento imobiliário (FII) de gestão ativa tipo híbrido, com foco em títulos imobiliários geradores de renda. O fundo é administrado pela Vórtx DTVM e gerido pela Hectare Capital Gestora de Recursos Ltda. Até setembro de 2022, possuía um patrimônio líquido de R$ 2,2 bilhões sob gestão.

Seu foco são Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)LCIs, LHs e cotas de outros FIIs de perfil semelhante no mercado. Além deles, investe em imóveis com ampla variedade de perfis. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.