No ano passado, o TikTok foi o aplicativo mais baixado na internet. Segundo relatório Digital 2021, elaborado pela We are Social e Hootsuite, a plataforma é utilizada por mais de 47% dos usuários online no mundo. No Brasil, o uso da rede social de vídeos curtos também atrai cada vez mais a atenção do público, principalmente entre 18 e 49 anos, conforme aponta recente pesquisa feita pela Opinion Box.
De acordo com o analista de Competitividade do Sebrae Ivan Tonet, diante do fenômeno da rede social no país e no mundo, é importante que os pequenos negócios estejam antenados com as possibilidades do TikTok. “Com tantas pessoas engajadas na rede social e o crescimento da rede superando outras plataformas concorrentes, os empreendedores podem aproveitar o momento para fixar a marca e até direcionar a audiência para conversão de vendas em outros canais”, recomendou.
Vídeos curtos para fixar a marca
De acordo com outra analista de Competitividade do Sebrae, Anny Santos, o formato do TikTok, com vídeos curtos e mensagem rápida, já virou tendência até em outras redes sociais, como o Instagram.
“No começo deste mês, o head do Instagram, Adam Mosseri, declarou oficialmente que a plataforma deve priorizar o compartilhamento de vídeos e reels, o que demonstra que os executivos da do Facebook, dono da rede, estão atentos às mudanças no comportamento dos internautas. Ou seja, quem souber explorar o formato do TikTok sairá na frente, não só na plataforma, mas também poderá replicá-lo no mercado”, explicou Anny.
A pesquisa da Opinion Box, divulgada no final do mês passado, mostrou que a presença das empresas na rede social tem sido percebida positivamente pelos usuários brasileiros, uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no Tik Tok e 66% concordaram que o aplicativo pode aproximar pessoas empresas.
Ivan Tonet destaca que os empreendedores podem aproveitar os recursos do app para dar dinamismo aos vídeos, o que para o segmento de moda e beleza fazem toda a diferença para chamar atenção dos usuários. Ele destaca que a rede social tem grande potencial de viralização dos vídeos, o que permite maior alcance que as outras redes sociais, conferindo mais visibilidade da marca ou dos negócios junto ao público.
“Outro ponto importante é a possibilidade de explorar a conexão com o público jovem, principal ativo do TikTok. Esse jovem pode ser decisor de compra, fazendo com que a marca converse com ele como consumidor e pode ser influenciador do comportamento de compra dos pais, por exemplo”, acrescentou.
Tonet também afirma que os donos de pequenos negócios podem explorar os aspectos sensoriais da rede como um aliado poderoso. “Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes ambientes, músicas, stickers, texturas e diferentes visões do mesmo produto, cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressaltou.
- Confira: Quem é Maria Berklian? Conheça a história da “rainha do Brasil” e sua fama no TikTok
Dicas para empreender com o TikTok
Confira outras dicas do especialista do Sebrae sobre como usar o TikTok como ferramenta de divulgação e vendas do seu pequeno negócio na área de beleza e moda:
- Lembre-se que pessoas conectam com pessoas, por isso seja autêntico para chamar atenção do usuário. Você pode mostrar primeiro o resultado do seu trabalho e depois explicar o processo, dividindo sua rotina, por meio de laspes, que permitem mostrar uma imagem em poucos segundos.
- Adapte trends, que são as tendências do momento do aplicativo, como músicas, tutoriais de maquiagem, dublagens, desafios, para aumentar o engajamento e expectativa das pessoas sobre sua customização. Não esqueça de utilizar hashtags que performam bem na rede para ajudar a visualização do seu conteúdo.
- Se você não se sente preparado para aparecer nos vídeos, pense na possibilidade de utilizar influenciadores que tenham conexão com sua marca e público para permitir o crescimento mais rápido do perfil. Pesquisa da Opinion Box revelou que 73% dos usuários seguem influenciadores no aplicativo.
- Muita gente não sabe, mas os algoritmos, ou seja, o conjunto de dados que as redes sociais determinam os que as pessoas vão ver em seus perfis, são entregues em ondas, que aumentam o número de visualizações à medida que as postagens são curtidas, comentadas e salvas. Então, se você produzir com frequência e qualidade, a sua entrega da 1ª onda será capaz de atingir mais pessoas.
- Estimule o público para compartilhar seu conteúdo, considerado a 2ª métrica mais importante no TikTok. Você pode usar hacks de recompensa, por exemplo: “Se o vídeo alcançar mil compartilhamentos, eu lançarei um segundo vídeos”, ou “Compartilhe com aquele seu amigo que precisa ver isso”.
Leia também:
- 6 séries que todo empreendedor precisa ver
- Perdi o emprego. Devo usar minha reserva para abrir um negócio?
- Dia do comerciante: 5 dicas para vender bem pela internet
Veja também
- O TikTok está se tornando uma fonte popular de notícias para adultos americanos
- Sol de Janeiro, a empresa gringa que usa cores e praias brasileiras como estratégia de marketing
- TikTok enfrenta momento crucial que pode decidir seu futuro nos Estados Unidos
- A ascensão do CapCut, da ByteDance, ameaça a hegemonia da Adobe
- Risco de rebote: Oracle alerta que proibição do TikTok nos EUA pode afetar seu lucro