Os consumidores não estão dispostos a pagar mais por alimentos produzidos sob padrões ambientais mais rigorosos, o que representa um desafio para os produtores, de acordo com o principal executivo da maior empresa de carnes do mundo.
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“Não podemos assumir que o consumidor pagará essa conta”, disse Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, durante o Global Business Forum para o grupo G-20. “Precisamos aumentar a produtividade para reduzir o custo dos alimentos e torná-los mais acessíveis.”
Os produtores de alimentos têm sofrido crescente pressão para reduzir sua contribuição para a mudança climática, reduzindo o desmatamento e diminuindo o uso de fertilizantes sintéticos de nitrogênio. A agricultura é responsável por mais de um quinto das emissões globais de carbono, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
A indústria alimentícia precisará de até US$ 350 bilhões por ano até 2030 para financiar a adoção de práticas mais sustentáveis, e um sistema precisa ser criado para garantir que os agricultores sejam pagos por seus “serviços ambientais”, disse Tomazoni.
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