O grupo de turismo CVC Brasil (CVCB3) disse nesta terça-feira (8) que teve prejuízo líquido de R$ 75 milhões no terceiro trimestre, reduzindo resultado negativo de cerca de 84 milhões registrado em igual período de 2021.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ficou em R$ 50,9 milhões entre julho e setembro, revertendo desempenho negativo de 19,5 milhões sofrido um ano antes.
“Nossos resultados seguem registrando os efeitos da recuperação do setor, com crescimento de dois dígitos no Brasil e Argentina nas reservas consumidas, impulsionado em especial pela maior quantidade de embarques durante o mês de julho”, afirmou a CVC no balanço.
“As reservas confirmadas também demonstraram um desempenho positivo durante o trimestre, e tiveram crescimento de aproximadamente 35% quando comparadas ao mesmo trimestre do ano anterior.”
A empresa acrescentou que segue focada “na gestão da estrutura de capital, avaliando soluções que nos permitam continuar crescendo de maneira sustentável e rentável”.
A receita líquida da operadora de viagens subiu 46,6% em 12 meses, para R$ 337,6 milhões. O chamado “take rate”, taxa de receita líquida gerada pelas reservas consumidas, dado olhado de perto por analistas, foi de 8%, em comparação a 8,9% na base anual e 7,6% no segundo trimestre de 2022.
Uma alteração no mix de vendas da companhia, com maior participação da operação na Argentina e das vendas a outras empresas de viagens no Brasil, bem como aceleração de retomada de viagens internacionais, prejudicou o take rate no segundo trimestre e gerou questionamentos de analistas. Na ocasião, o próprio presidente da empresa, Leonel Andrade, admitiu que o dado “não foi bom”.
O terceiro trimestre da empresa mostrou alta de 34,7% nas reservas confirmadas (novas vendas e reagendamentos menos os cancelamentos) ante o mesmo período do ano passado, enquanto as reservas consumidas, que dão base à receita líquida, saltaram 61,5%.
O balanço foi pressionado pelo aumento do resultado financeiro negativo, que somou R$ 69,2 milhões ante 13,9 milhões um ano antes, diante de aumento nos encargos financeiros pelo aumento dos juros.
A CVC terminou setembro com R$ 402,4 milhões em caixa ante 663,5 milhões no terceiro trimestre de 2021.
A companhia levantou R$ 403 milhões com uma oferta de ações em junho para reforçar seu capital de giro em meio ao crescimento das vendas após impacto da pandemia, e Andrade disse em agosto que o alongamento de dívida era uma prioridade da empresa.
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