Siga nossas redes

Negócios

Das empresas da bolsa, Enjoei é a única que tem maioria feminina no conselho

Ranking mostra as 10 empresas com maior participação de mulheres no conselho.

Das 382 empresas que têm ações listadas na bolsa, a Enjoei (ENJU3), “brechó oline” que estreou na B3 em 2020, é a única que tem mais mulheres do que homens no conselho de administração.

É o que aponta um levantamento feito pela Teva Indices, em parceria com a Easynvest. O conselho da empresa, composto por 5 pessoas, tem 3 mulheres.

O estudo mostra ainda que o Banco BMG (BMGB4) tem metade do conselho composto por mulheres. Dos 8 integrantes, 4 são mulheres.

Veja abaixo o ranking das 10 empresas de capital aberto com maior participação feminina nos conselhos:

EmpresaCargos do conselho ocupado por mulheres (%)
Enjoei60
Banco BMG50
Magazine Luiza43
Aeris40
Vivara40
Mills38
Banco Santander33
Copel33
Porto Seguro33
Pague Menos33

“Mensalmente vemos novas empresas compondo o ranking, assim como muitas abrindo IPO já com o cuidado em ter maior representatividade feminina na liderança. O levantamento destaca quem tem feito a lição de casa, mas o cenário segue desigual para elas. Se pensarmos em CEOs, menos de 2% são mulheres em companhias abertas no país“, comentou em nota Iris Sayuri, gerente de produto e uma das embaixadoras do movimento “Nós, mulheres investidoras”, da Easynvest.

Para o CEO da Teva Indices, Gabriel Verea, o levantamento indica a importância de dimensionar fatores de governança em números. “O cálculo de índices que medem a diversidade na governança já é uma prática consolidada em diversos países. Essa mensuração é essencial para aumentar a transparência e promover mudanças sociais”, avalia.