Siga nossas redes

Negócios

Empresas de negros sofreram mais impacto da covid-19 nos EUA

Queda nos lucros dos negócios chegou a 28%.

Os empresários negros sofreram perdas muito maiores nos lucros do que os brancos durante o auge da pandemia, o que pode ter ampliado a desigualdade econômica de longo prazo, de acordo com um novo estudo.

Empresas com proprietários negros tiveram uma queda de 28% nos lucros em 2020, em comparação com uma queda de 15% para empresas com proprietários brancos e um declínio geral de 17%, escreveu Robert Fairlie, professor de economia da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, em relatório. As empresas latinas e asiáticas também sofreram quedas descomunais.

“As perdas desproporcionais de ganhos comerciais entre empresários negros na pandemia contribuíram para ampliar a desigualdade econômica mais ampla, atrasando um dos objetivos de longo prazo de promover o desenvolvimento de negócios de minorias”, escreveu Fairlie no artigo distribuído pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica. 

As empresas pertencentes a minorias estavam desproporcionalmente concentradas nos setores mais impactados pela pandemia, incluindo lazer, hospitalidade e comércio. Para proprietários negros e latinos, os níveis de educação mais baixos também desempenharam um papel. Os empresários asiáticos foram prejudicados pela concentração da indústria, mas níveis mais altos de educação entre os proprietários ajudaram a compensar um pouco isso, descobriu Fairlie.

Os empresários representam 10% da força de trabalho e são um motor significativo na criação de empregos. Os proprietários de empresas minoritárias tendem a contratar trabalhadores diversos, o que, por sua vez, reduz as lacunas de desigualdade econômica, escreveu Fairlie.

“As perdas nos lucros das empresas podem ser especialmente prejudiciais para a criação de empregos e a estabilidade econômica em bairros de baixa renda e desfavorecidos”, disse ele.

Freepik

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.