Siga nossas redes

Negócios

Eve, da Embraer, e EDP fazem acordo para iniciar operação de carros voadores

Companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para operação das aeronaves eVTOL.

Logo da Embraer

A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), empresa criada pela Embraer, assinou nesta quinta-feira (15) um acordo com a empresa de energia elétrica EDP, para colaboração na área de mobilidade aérea urbana (UAM).

Em nota, a Embraer informou que as duas companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os chamados carros voadores, comecem a operar.

A fabricante esclareceu que alguns dos assuntos cobertos pela pesquisa colaborativa serão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. As empresas irão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM viável após os resultados da análise.

“Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, destacou Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil, em comunicado.

As ações da companhia registravam queda de 2,52% na B3, por volta das 15h40, negociadas a R$ 18,16.