Siga nossas redes

Negócios

Ford vai investir US$ 1 bi para expandir operações na África do Sul

O anúncio foi feito poucos dias após a companhia comunicar que vai fechar todas as suas fábricas no Brasil.

ford
Logotipo da Ford durante feira do setor automotivo em Frankfurt, em 2019. REUTERS/Wolfgang Rattay

A Ford vai investir US$ 1,05 bilhão em suas operações de produção na África do Sul, incluindo recursos para ampliação de capacidade de fabricação da picape Ranger, afirmou a montadora norte-americana nesta terça-feira (2).

O anúncio foi feito poucos dias após a companhia anunciar que vai fechar todas as suas fábricas no Brasil.

Os investimentos pretendem elevar a capacidade instalada da Ford na África do Sul de 168 mil para 200 mil veículos, afirmou Andrea Cavallaro, diretor de operações do grupo de mercados internacionais da Ford.

Leia também: Saída da Ford marcou a 2ª onda de desindustrialização recente no Brasil

“É o maior investimento nos 97 anos da Ford na África do Sul e um dos maiores já realizados na indústria automotiva local”, afirmou o executivo.

Com o anúncio, a Ford reforça o grupo de montadoras globais, que inclui Volkswagen, Toyota e Nissan, que estão ampliando produção na África.

Cerca de um terço da produção local da Ford é vendida na África do Sul e outros mercados da África Subsaariana. O restante é exportado.

A fábrica da Ford em Silverton, subúrbio da capital administrativa Pretoria, também vai produzir picapes da Volkswagen, como parte de um acordo entre as duas montadoras.

A África do Sul tem grandes ambições para seu setor automotivo, inserindo-o no centro de sua estratégia para recuperar o crescimento da economia e reduzir o desemprego via industrialização.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, presente no evento da Ford, afirmou que a companhia já ajudou a trazer 12 fornecedores de autopeças ao país.

O plano sul-africano tem como meta mais que dobrar a produção anual do setor para 1,4 milhão de veículos até 2035 e elevar a participação de autopeças nacionais de 39% para 60%. A estratégia é apoiada por investimentos e incentivos tributários.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.