Siga nossas redes

Negócios

Fundo da Axa vai investir US$ 49 milhões em reflorestamento no Brasil

Mais de 10 mil hectares de pastagens degradadas serão reflorestadas.

Um veículo de investimento alternativo controlado pela seguradora francesa AXA disse nesta terça-feira (18) que injetará US$ 49 milhões em projetos de reflorestamento da startup Mombak no Brasil.

A AXA IM Alts, que tem mais de 185 bilhões de euros sob gestão, terá uma participação minoritária na startup para ajudar a expandir as operações e a tecnologia.

Mombak, que também conta com o apoio da Bain Capital, liderará projetos para reflorestar mais de 10 mil hectares de pastagens degradadas, gerando até 6 milhões de créditos de carbono.

“Estamos construindo os maiores projetos de remoção de carbono do mundo”, disse o co-fundador da Mombak, Peter Fernandez, em entrevista. “A maior oportunidade que a humanidade tem de reflorestar está no Brasil.”

Mombak compra terras degradadas de fazendeiros e pecuaristas ou faz parceria com eles para replantar espécies nativas na Amazônia.

Esse modelo de negócios, gerando créditos de remoção de CO2 que podem ser vendidos nos mercados de carbono, ajuda a Mombak a se proteger de alguns dos riscos que as organizações não governamentais enfrentam para reflorestar a Amazônia, disse Fernandez.

Os críticos dos mercados de compensação de carbono, incluindo o Greenpeace, dizem que eles permitem que os emissores continuem a liberar gases de efeito estufa.

A Reuters informou no mês passado que, embora os especialistas vejam o reflorestamento da Amazônia como um baluarte promissor contra a mudança climática, as organizações sem fins lucrativos que enfrentam uma série de desafios, incluindo grileiros de terras e orçamentos apertados.

“O modelo de compra de terras dá a Mombak a capacidade de executar todos os seus procedimentos de qualidade e também garantir a permanência a longo prazo da floresta que está sendo criada”, disse Adam Gibbon, líder de capital natural da AXA IM Alts. “Mas requer capital.”

“Este é o nosso primeiro investimento no Brasil”, observou. “Gostaríamos de aumentar significativamente nossa implantação no Brasil e em outros países da bacia amazônica.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.