Siga nossas redes

Negócios

Gestão de ativos têm progresso lento na paridade de gênero

Quando se trata de remuneração, levará 30 anos para que o setor de serviços financeiros alcance a paridade de gênero nos níveis seniores.

O número de mulheres que administram fundos mútuos estagnou nos últimos anos. Esse é o mais recente sinal de que os esforços para melhorar a diversidade nas finanças estão diminuindo.

A proporção de gerentes de capital do sexo feminino aumentou apenas 0,2 ponto percentual para 12% nos últimos 12 meses, de acordo com o Alpha Female Report 2022, da Citywire, que monitora cerca de 17.500 profissionais ativos. O percentual era de 10,3% em 2016.

“O progresso em direção à paridade de gênero na gestão de portfólio parece ter chegado a uma estagnação”, disse Nisha Long, chefe de ESG e pesquisa de investimento cross-border da Citywire. Ela descreve a taxa de mudança como “terrivelmente lenta”.

Os números destacam o lento progresso em tornar a gestão dos serviços financeiros mais diversa, apesar de anos de iniciativas muito elogiadas de empresas e entidades de todo o setor. Cerca de 1.500 fundos monitorados pela Citywire são administrados por uma mulher e apenas 143 têm uma equipe exclusivamente feminina, em comparação com 9.867 com uma equipe exclusivamente masculina.

Quando se trata de remuneração, levará 30 anos para que o setor de serviços financeiros alcance a paridade de gênero nos níveis seniores, de acordo com pesquisa publicada pela Women in Finance Charter. Dos 562 novos lançamentos de fundos nos últimos 12 meses, em que um gerente foi designado para um novo fundo, apenas 10% foram concedidos a mulheres, segundo dados da Citywire.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.