Siga nossas redes

Negócios

IA e computação em nuvem: o que esperar das novas tecnologias? 

Neste episódio do Talk InvestNews, CEO da SoftwareONE no Brasil traz o panorama do armazenamento em nuvem e os efeitos que a IA poderia ter – e de fato já está causando.

A transformação digital chegou e com ela, a acessibilidade e popularização do armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial (IA). Para entender melhor sobre ambos assuntos, o Talk InvestNews conversa com Otavio Argenton, CEO da SoftwareONE no Brasil, companhia que atua em 90 países oferecendo soluções de software e nuvem a cerca de 65 mil clientes corporativos.

Argenton inicia o episódio explicando que a computação em nuvem (cloud computing) vai além de um espaço virtual para armazenamento de arquivos: ela também abrange processamento, hospedagem de soluções gerais e terceirização de infraestrutura. Segundo ele, a nuvem é tão crucial que, em suas estimativas, mais de 95% das empresas brasileiras já possuem alguma iniciativa.

Contudo, a computação em nuvem não impacta apenas as empresas. O executivo observa que aqueles que usam serviços de fotos e vídeos em smartphones, fazem compras em e-commerces ou assinam plataformas de streaming como Netflix e Spotify já estão utilizando esse sistema, muitas vezes sem perceber.

No que diz respeito à inteligência artificial, Argenton comenta sobre diversos aspectos, abordando desde a tomada de decisões executivas até questões éticas e otimização de processos empresariais. Exemplificando, ele destaca que a IA pode melhorar os indicadores de produtividade dos colaboradores e contribuir para estratégias de negócios mais competitivas.

Com mais de 20 anos de experiência e tendo participado do curso Owner President Management (OPM) de Harvard, destinado seletivamente a grandes executivos em nível global, Argenton também discute o cenário brasileiro de layoff (demissão em massa) nas empresas de tecnologia.

O Talk InvestNews é apresentado por Dony De Nuccio e conta com a participação de Leandro Guissoni. Todo episódio um convidado conta a sua trajetória no mundo dos negócios.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.