Boston aguarda por um ganho econômico de US$ 200 milhões enquanto se prepara para a 128ª Maratona de Boston, proporcionando o maior salto do evento desde a pandemia.
A maratona que acontece segunda-feira deverá receber 30 mil corredores e um grande número de espectadores de 130 países. O evento anuncia um retorno em grande escala à querida tradição do Dia do Patriota depois que o evento mudou para um formato virtual ou com participação limitada durante a era Covid.
Os organizadores esperam um grande fluxo de visitantes, com o chefe da Câmara de Comércio de Boston, Jim Rooney, comparando o impacto do fim de semana da maratona ao do Super Bowl.
Alguns hotéis foram reservados com meses de antecedência do evento, com preços médios de cerca de US$ 510 por noite, segundo Hopper. Os restaurantes locais estão se preparando para lotar, disse Rooney.
Alex Galitsky, um participante que já correu mais de 20 maratonas, conseguiu garantir uma estadia de três noites num hotel por US$ 1.300, o que ele considera uma pechincha dado o mercado atual. “É uma maratona de muito prestígio, mas muito cara”, disse Galitsky, 48 anos, que trabalha em pesquisa de mercado para produtos farmacêuticos na Ipso SA.
A Boston Athletic Association está organizando a corrida, que verá os competidores competindo por um cobiçado título e um prêmio substancial de US$ 1,2 milhão. A histórica corrida de 42 quilômetros, que se estende de Hopkinton até o centro da cidade, em Copley Square, é uma das maratonas anuais mais antigas do mundo.
Espera-se que o evento atraia centenas de milhares de apoiadores, com meteorologistas prevendo céu ensolarado e uma temperatura máxima de 65ºF (18ºC), um pouco quente demais para a maioria dos corredores.
A multidão, vestindo as famosas meias vermelhas e armada com sinos e cartazes, criará uma atmosfera vibrante, tudo sob o olhar atento do pessoal de segurança. As medidas de segurança reforçadas e o aumento dos serviços médicos são uma resposta aos atentados de 2013, que mataram três pessoas e feriram centenas de outros espectadores perto da linha de chegada.
Christina Abossedgh, diretora sênior de conformidade e vice-presidente do Goldman Sachs Group Inc., estará entre os milhares de candidatos a instituições de caridade – ela está arrecadando fundos para a Expect Miracles Foundation, que se concentra na pesquisa do câncer.
“O câncer atinge e toca a todos”, disse ela. “Quando as pessoas pensam em maratonas, pensam em algumas e Boston é uma delas. Eu queria ter certeza de que estava abordando um assunto que não posso pegar a caneta ou o jaleco e trabalhar sozinho.”
Abossedgh, 38, está pegando o Amtrak da cidade de Nova York com seus dois Yorkies. “Estou muito animada com a vinda deles”, disse ela. Esta será sua sexta maratona geral e a quarta grande.
O impacto econômico da maratona irá estender-se muito para além do dia da corrida – marca também o início não oficial da época turística de Boston. Com o retrocesso da era da pandemia, Rooney prevê um ano marcante para o turismo, reforçado pelo regresso das formaturas universitárias presenciais e por um aumento nas visitas às cidades.
“Será o maior ano para o turismo desde a pandemia, com pessoas ansiosas por voltar a viajar”, disse Rooney.
O Bank of America Corp. está entrando este ano como o novo patrocinador principal da Maratona de Boston. O banco está sucedendo a John Hancock, o braço de seguros da Manulife Financial Corp., com sede em Boston, que foi o patrocinador principal por quase quatro décadas.
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