Siga nossas redes

Negócios

Mercedes-Benz desiste de fazer carros no Brasil mais uma vez

Montadora concluiu que a unidade de Iracemápolis (SP) não mais se enquadra no processo de reestruturação do grupo.

Mercedes-Benz
11/02/2020 REUTERS/Andreas Gebert

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (17) que decidiu parar a produção de carros em Iracemápolis (SP) após concluir que a unidade não mais se enquadra no processo de reestruturação do grupo.

A instalação de Iracemápolis recebeu investimentos de 170 milhões de euros para ser aberta em 2016. A unidade foi inaugurada em meio a uma onda de novas fábricas de veículos de luxo no país, de marcas como BMW e Audi, da Volkswagen, que vieram ao Brasil sob o programa governamental Inovar Auto.

LEIA MAIS: Montadoras fecham fábricas e colocam 50 mil em férias coletivas

“A empresa decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro“, afirmou a Mercedes-Benz em comunicado à imprensa.

O Inovar Auto passou a valer em 2013, em uma época em que o real estava mais valorizado e em que uma série de marcas asiáticas começaram a importar grandes volumes de veículos, incomodando marcas já estabelecidas no país. O programa teve vigência até o final de 2017.

Em abril daquele ano, Philipp Schiemer, então presidente da companhia no Brasil afirmou em entrevista à revista “Exame” que a fábrica de Iracemápolis poderia ser fechada se deixasse de ser rentável.

Questionada na época pela Reuters a montadora afirmou que a interpretação dada à fala do executivo foi equivocada e que manteria os investimentos na unidade “por acreditar no potencial do segmento de automóveis premium no Brasil e pela grande aceitação dos modelos produzidos nacionalmente”.

Segundo o comunicado desta quinta-feira, a Mercedes-Benz vai buscar alternativas para os 370 funcionários da fábrica. “incluindo a possibilidade de um Programa de Demissão Voluntária”.

Segunda desistência

O fim da produção de carros em Iracemápolis marca a segunda vez em que a Mercedes-Benz desiste de produzir carros no Brasil. A empresa chegou a ter uma primeira fábrica de veículos de passeio em Juiz de Fora (MG), que começou a produzir o modelo Classe A em 1999. Em 2012, a unidade foi convertida para integrar o esquema de produção de caminhões da marca no país.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.