Siga nossas redes

Negócios

Minério de ferro tem leve recuperação com esperanças de estímulo na China

Taxa básica de juros dos empréstimos de referência da China pode ser reduzida na sexta-feira, conforme previsto por alguns bancos de investimento.

minério de ferro
Minério de ferro no porto de Dalian 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu

Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta quinta-feira nas bolsas de Dalian e Cingapura, se recuperando das perdas registradas mais cedo, com Pequim sugerindo mais apoio político para lidar com os desafios da Covid-19 na China, maior produtora de aço do mundo.

A taxa básica de juros dos empréstimos de referência da China pode ser reduzida na sexta-feira, conforme previsto por alguns bancos de investimento.

O contrato de minério de ferro mais negociado em setembro na bolsa de commodities de Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 0,2%, a 818 iuanes (US$ 120,92) a tonelada, depois de cair 4,8% no início da sessão.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de junho mais ativo do ingrediente siderúrgico ganhou 0,9%, para US$ 126,35 dólares a tonelada, depois de cair 4,3% durante as negociações da manhã.

O primeiro-ministro Li Keqiang foi citado pela mídia estatal na quarta-feira dizendo que a China tem espaço político para lidar com os desafios, à medida que aumenta a pressão de baixa sobre a economia chinesa.

No entanto, outros insumos siderúrgicos negociados em Dalian e os preços do aço na Bolsa de Futuros de Xangai fecharam em queda, pois os traders permaneceram cautelosos.

A dura política de “zero-Covid” da China pode significar que os lockdowns continuarão conforme mais focos de Covid forem encontrados, o que também resultaria em mais interrupções nas operações e cadeias de suprimentos das siderúrgicas.

Alguns distritos de Pequim e Tianjin permaneceram fechados e outros podem ser isolados, escreveram analistas do ING em nota.

Tanto o vergalhão de Xangai quanto a bobina laminada a quente caíram 0,4%, mas o aço inoxidável subiu 0,2%.

O carvão de coque de Dalian caiu 1,3% e o coque recuou 1,4%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.