Siga nossas redes

Negócios

Ministro prevê emissão de ações da Eletrobras no 1º tri de 2022

Após aprovação pela Câmara dos Deputados, texto segue para sanção presidencial.

Eletrobras
Marca da Eletrobras 9/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid

O processo de privatização da Eletrobras (ELET6), que vai se dar por meio de emissões de ações diluindo o controle da União, deverá ocorrer durante o primeiro trimestre de 2022, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta terça-feira, após a aprovação da desestatização na Câmara, na véspera.

“Em termos de modelagem deverá ser encerrado em novembro, dezembro, pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). E nós temos a expectativa que no primeiro trimestre de 2022 haja o início do processo de emissão de ações, da capitalização da empresa”, afirmou o ministro, em entrevista à rádio CBN nesta manhã.

Ele reafirmou a expectativa do governo, de que o processo seja finalizado até o início do próximo ano.

Os estudos de modelagem financeira, conduzidos pelo BNDES e que precisam ser aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), vão definir os valores da operação financeira e a quantidade de ações que a União irá manter na companhia”, disse o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, em nota na noite de segunda-feira.

O prazo para a sanção do texto pelo presidente da República é de 15 dias úteis após o envio pela Câmara dos Deputados, que aprovou a proposta em segunda votação, após aprovação do Senado.

“A aprovação nas Casas Legislativas é um passo importante para a concretização deste projeto, que foi apresentado pela primeira vez em 2017. A capitalização é fundamental para que a empresa amplie a sua capacidade de investimentos”, destacou Limp.

Veja também