Algumas das maiores montadoras da Europa estão se parecendo cada vez mais com bancos de varejo.
Renault, Volkswagen e BMW estão entre as que estão investindo no negócio de recebimento de depósitos de clientes. Eles dizem que é uma maneira mais barata de financiar o leasing de carros depois que um aumento sem precedentes nas taxas de juros tornou a emissão de títulos corporativos – o principal meio de financiamento nos últimos anos – muito menos atraente.
As financeiras das montadoras podem usar os depósitos que atraem para financiar empréstimos de carros a outros clientes, ajudando a manter as vendas. É uma mudança em relação à era das taxas ultrabaixas, quando eles podiam vender títulos baratos para levantar fundos e usar esse dinheiro para empréstimos a clientes. Algumas contas de montadoras exigem que os depósitos sejam deixados por um determinado período de tempo, mas outras não têm limite de tempo e são semelhantes a uma conta poupança em um banco tradicional.
“No atual ambiente de taxas positivas, os depósitos tornaram-se significativamente mais baratos do que o financiamento de mercado”, disse Jean-Marc Saugier, vice-presidente de finanças e tesouraria do grupo Mobilize Financial Services da Renault. A montadora francesa iniciou seu negócio de captação de depósitos em 2012 para diversificar seu financiamento, mas tem feito um grande esforço no setor bancário desde o ano passado. Ela financiou quase metade de seu programa de empréstimo de carro por meio de depósitos no ano passado, acima dos 35% em 2018.
A Volkswagen também tem um negócio bancário há muito tempo – mais de três décadas. Mas o forte aumento nos custos de outras formas de financiamento, incluindo emissão de títulos corporativos e títulos lastreados em ativos, tornou isso mais importante do que nunca.
A gigante automobilística, que recentemente anunciou planos de combinar suas unidades Volkswagen Financial Services AG e Volkswagen Bank GmbH, elevou as taxas de juros sobre depósitos de clientes duas vezes este ano, para a atual taxa de 3,1%, em uma tentativa de atrair mais poupadores. Cerca de 160.000 novas contas foram abertas desde o início do ano, adicionando cerca de € 8 bilhões (US$ 8,7 bilhões) em depósitos, segundo um porta-voz.
A também montadora alemã BMW também oferece contas de depósito por meio de sua unidade de serviços financeiros, com taxas de até 3,2%, de acordo com seu site . Como a Volkswagen, a BMW aumentou recentemente as taxas de juros para depósitos a prazo fixo e contas de poupança – ou poupança – disse a empresa. A BMW conseguiu aumentar significativamente seu volume total de depósitos, e os depósitos desempenham um importante papel estratégico no mix de refinanciamento da unidade bancária da montadora, disse um porta-voz.
Os esforços das montadoras para atrair depósitos ocorrem em um momento em que elas enfrentam custos crescentes de empréstimos para novas dívidas. O rendimento de um índice Bloomberg de títulos europeus de automóveis subiu para 4,23%, de 0,29% nos últimos dois anos.
O RCI Banque, entidade emissora por trás da unidade bancária da Renault, vendeu € 750 milhões em títulos de cinco anos no mês passado com um rendimento de 4,95% – um grande salto em relação aos 0,62% da dívida emitida em janeiro de 2022.
“As montadoras estão ansiosas para obter o maior número possível de depósitos. Eles têm um reconhecimento de marca excepcional entre os depositantes em países como Alemanha e França”, disse Nesche Yazgan, analista de crédito sênior da RBC BlueBay Asset Management.
Ao mesmo tempo, os poupadores na Europa não têm tantas opções quanto nos Estados Unidos, onde os fundos do mercado monetário oferecem uma alternativa fácil aos bancos tradicionais, disse ela.
Certamente, as montadoras ainda precisarão emitir títulos, apesar da crescente contribuição dos depósitos. As empresas automobilísticas da Europa venderam € 8,45 bilhões em títulos na região em maio, o maior mês para emissão de dívida automotiva em seis anos, segundo dados compilados pela Bloomberg, aproveitando o bom sentimento do mercado para se antecipar aos próximos vencimentos da dívida.
O custo crescente dessa dívida pode se traduzir em taxas de empréstimo de carros mais altas para os clientes, com implicações na demanda por carros novos, segundo alguns analistas.
Mesmo assim, poupadores como Pere Domec, um professor de Lérida, na Espanha, continuam atraídos pelas taxas mais altas oferecidas por algumas montadoras.
Ele começou a investir no banco da Renault há cerca de um ano e meio, quando a taxa paga em uma conta espanhola de acesso instantâneo girava em torno de 1,2%. Desde então, essa taxa saltou para mais de 2,6%, disse ele. O ING Groep NV, que atua na Espanha com seu banco online, oferece uma taxa de 1,25% em sua conta poupança.
“Depois de fazer minha lição de casa, decidimos investir”, disse Domec. “Não há razão na Espanha agora para ficar com um dos grandes bancos que lhe dará tão pouco pelo seu dinheiro.”
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