O Mubadala Capital, braço de gestão de ativos do Mubadala Investment Company, de Abu Dhabi, e a trader global de commodities, Trafigura, contrataram o UBS BB e o Goldman Sachs para assessorar na venda do Porto Sudeste, terminal portuário de minério de ferro que compraram há uma década do ex-magnata de petróleo e mineração Eike Batista, segundo duas fontes com conhecimento do assunto.
O Mubadala e a Trafigura querem vender o terminal portuário, localizado no Estado do Rio de Janeiro e um projeto de mineração de minério de ferro que pertence a ambos, conhecido como Mineração Morro do Ipê, com sede em Minas Gerais, de acordo com uma das fontes.
LEIA MAIS: Petrobras e Mubadala chegam à reta final para recompra da refinaria de Mataripe
Criado em 2016, o projeto inclui duas minas e suas unidades de processamento. Uma mina chama-se Ipê, que produz cerca de 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e a outra é conhecida como Tico-Tico, licenciada há menos de um ano, na qual os donos estão fazendo um investimento de R$ 1,3 bilhão com a intenção de expandir a produção total a cerca de 9 milhões de toneladas por ano.
Procurados, o UBS BB, uma parceria entre o UBS e o Banco do Brasil, e o Goldman Sachs não fizeram comentários. O Mubadala Capital e a Trafigura também se recusaram a comentar o possível acordo.
Mais cedo neste mês, o Porto Sudeste disse em um documento regulatório que estava conversando com consultores financeiros para explorar uma possível venda do porto, ainda em estágios preliminares.
Possíveis compradores ainda não foram procurados e a expectativa neste momento é que a venda pode acontecer nos próximos seis a nove meses, segundo uma das fontes.
“O porto tem um bom potencial por causa da sua localização”, disse a especialista em infraestrutura, Renata Moura Sena, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Mas ele se concentra em granéis sólidos, principalmente minério de ferro, o que o torna dependente de exportações”, acrescentou.
O Porto Sudeste diz que pode lidar com até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Em 2023, o porto enviou cerca de 26,1 milhões de toneladas de minério de ferro, versus 17,4 milhões de toneladas de minério de ferro transportados um ano antes. O porto também realizou nove transbordos de petróleo no ano passado, em comparação com cinco em 2022.
LEIA MAIS: Da Starbucks ao Metrô do Rio: os tentáculos da Mubadala na economia brasileira
O fundo soberano e a empresa de trading completaram a aquisição do Porto Sudeste no começo de 2014, durante a queda do conglomerado industrial de Eike Batista.
“Vender é parte do negócio deles”, disse uma fonte com conhecimento da decisão do Mubadala e da Trafigura. “Eles já são donos do porto há muito tempo”.
Veja também
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil
- Wall Street afunda com cautela de Powell e escolhas do gabinete de Trump