A Netflix (NFLX34) anunciou na quarta-feira (18) que vai encerrar o plano básico para novos assinantes da plataforma em diversos países, incluindo o Brasil. A decisão deve ter efeito a partir da semana que vem, ainda sem data fixada.
Com isso, a Netflix vai deixar apenas três possibilidades de planos no Brasil: padrão com anúncios (R$ 18,90), padrão (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90) – apenas este possui resolução de transmissão em 4K, a mais alta oferecida pela companhia, enquanto as outras modalidades transmitem em 1080p. Atualmente, o plano básico cobra R$ 25,90 mensais para streaming de 720 pixels, sem anúncios.
- Conheça a história do Netflix e a recusa da Blockbuster
A eliminação do plano básico também vai ser repassada para usuários da Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália, anunciou a Netflix nesta quarta-feira.
Em julho, essa mesma decisão havia sido antecipada para assinantes americanos e britânicos. “Essa mudança impulsionou a adoção de nossos planos padrão e com anúncios”, afirma a empresa em nota a investidores nesta quarta.
No entanto, nesta quarta, a companhia anunciou aumento nos valores das assinaturas para usuários nos Estados Unidos (de US$ 6,99 a US$ 22,99), Reino Unido ( £4,99 a £17,99) e França (de € 5,99 a € 19,99).
Um reajuste de preços não foi anunciado para assinantes do Brasil no momento.
Além disso, também na véspera, a Netflix anunciou que registrou a adição de 8,76 milhões novos assinantes ao serviço de streaming durante o terceiro trimestre deste ano, alta de 10,8% em relação ao período de junho a setembro de 2022.
No total, a Netflix registrou 247,15 milhões de usuários no trimestre encerrado em setembro. Em igual trimestre de 2022, esse número era de 223,09 milhões.
A receita da companhia foi de US$ 8,5 bilhões, alta de 10,7% sobre igual período de 2022. Já o lucro líquido foi de US$ 1,7 bilhão, ante o US$ 1,4 bilhão registrado no mesmo trimestre do ano passado.
Em nota a investidores, a Netflix afirma que o plano de assinatura com anúncios tem sido um dos motores de crescimento da empresa. “A adoção do nosso plano de anúncios continua a crescer, com um aumento de quase 70% na adesão ao plano de anúncios trimestre a trimestre”, diz.
Para o quatro trimestre, a Netflix projeta receita de US$ 8,7 bilhões, alta de 11% na comparação anual.
- Descubra qual a história de Bernard Arnault e seu patrimônio
Veja também
- Netflix testa a primeira grande reformulação de seu aplicativo na TV em 10 anos
- Disney surpreende em streaming com estratégia inspirada na da Netflix
- Na ‘guerra do streaming’, Netflix supera fase difícil ao explorar novas frentes de receita
- De loja de DVD a maior streaming do mundo: conheça a história da Netflix
- ‘Netflix’ da energia solar: como startup levou clientes a economizarem R$11 mi