Seus carros elétricos têm sido alvo de críticas negativas e a empresa está a caminho de vender menos este ano do que a General Motors. No entanto, isso não impediu a VinFast Auto de se tornar a mais recente beneficiária do fervor especulativo em torno de acordos de SPAC recém-criados – muitos dos quais acabam desmoronando no longo prazo.
As ações da montadora vietnamita subiram 255% na semana passada, quando estrearam no Nasdaq Global Select Market, elevando a capitalização de mercado da empresa acima de gigantes da indústria como GM e Mercedes-Benz Group AG.
A alta acrescentou US$ 39 bilhões ao patrimônio líquido de seu presidente, Pham Nhat Vuong, cuja fortuna agora é de US$ 44,3 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Com a atual capitalização de mercado, a VinFast é cerca de seis vezes maior que a fabricante chinesa de veículos elétricos XPeng Inc., que abriu o capital nos EUA em 2020.
A VinFast é o exemplo mais recente de uma empresa pouco negociada a subir em sua estreia, após concluir uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico. Muitos experimentaram altas impressionantes que terminaram alguns pregões após o fechamento da fusão, já que os traders buscam obter lucro rápido em empresas com ações limitadas – o que significa que o salto na riqueza de Vuong pode durar pouco.
Empresas que abriram o capital este ano por meio de SPACs tiveram uma queda média de cerca de 45%, com 18 delas eliminando mais de 70% de seu valor, de acordo com dados compilado pela Bloomberg.
Registros regulatórios mostram que Vuong, o homem mais rico do Vietnã, controla direta e indiretamente 99% das ações em circulação da empresa, principalmente por meio de seu conglomerado, o Vingroup JSC.
Essa grande participação limita as ações disponíveis para outros investidores negociarem, o que significa que o estoque está sujeito a grandes oscilações. O Bloomberg Billionaires Index não contava anteriormente com a participação de Vuong na montadora, que ele fundou em 2017.
“As ações ficarão muito voláteis até que mais papéis estejam disponíveis para negociação”, disse Jay Ritter, professor de finanças da Universidade da Flórida.
Montadoras que fizeram SPACs perderam mais de 90% do valor
Se a VinFast conseguir manter seus ganhos, ela estará em uma posição um tanto única, dado o péssimo desempenho de outras montadoras de veículos elétricos que entraram na bolsa por meio de SPACs, incluindo Lordstown Motors Corp., Nikola Corp, que perderam mais de 90% de seu valor de mercado desde as fusões.
A VinFast, porém, passou por problemas operacionais. Em maio, fez o recall de todos os veículos utilitários esportivos elétricos enviados para os EUA devido a um mau funcionamento do software e houve algumas críticas negativas. A empresa também cortou parte de sua força de trabalho nos Estados Unidos, as vendas foram modestas e as perdas líquidas estão aumentando.
“Houve algumas críticas negativas”, disse o diretor executivo da VinFast, Le Thi Thu Thuy, à Bloomberg Television na terça-feira. “Nós as levamos muito perto do nosso coração, refletimos sobre o feedback dessas avaliações e melhoramos nossos veículos.”
Nos seis anos em que está operando, a VinFast recebeu US$ 9,3 bilhões em financiamento para cobrir suas despesas operacionais e de capital, grande parte proveniente de outros negócios da Vuong.
Ainda assim, a empresa, que começou a construir uma fábrica na Carolina do Norte no mês passado, prevê que as vendas chegarão de 45.000 a 50.000 este ano e Vuong prevê que atingirão o ponto de equilíbrio até o final de 2024.
A VinFast estava planejando uma oferta pública inicial comum (IPO), mas descartou isso e optou por uma listagem por SPAC depois que o apetite dos investidores por startups que perdiam dinheiro diminuiu no ano passado.
Para isso, concordou em se unir com a empresa de cheques em branco Black Spade Acquisition Co., fundada pelo magnata dos cassinos Lawrence Ho.
Quem é Vuong
Vuong, que estudou engenharia geoeconômica na Rússia, fez fortuna na década de 1990 na Ucrânia com um negócio de macarrão instantâneo. O empresário nascido em Hanói a vendeu para a Nestlé em 2010, nove anos depois de ter retornado ao Vietnã.
Naquela época, ele já havia estabelecido o Vingroup JSC, de capital aberto, com foco em imóveis, resorts, escolas, shopping centers e muito mais. A empresa registrou receita de US$ 4,4 bilhões no ano passado e continua sendo a principal acionista da VinFast.
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