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Negócios

Operadora do metrô de Tóquio vai à Bolsa e busca US$ 2 bilhões

IPO da Tokyo Metro poderá ser o maior do Japão desde a listagem do SoftBank, em 2018

A Tokyo Metro, uma das operadoras do metrô da capital japonesa, oficializou nesta sexta-feira (20) seu plano para uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) na Bolsa de Tóquio. O objetivo é levantar ¥319,6 bilhões (US$ 2,24 bilhões) com a operação, que deverá dar impulso para outras listagens no país.

O IPO da empresa seria o maior no Japão desde a listagem de US$ 21 bilhões do SoftBank em dezembro de 2018, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A Tokyo Metro, cujo IPO poderia avaliá-la em cerca de ¥639,1 bilhões (US$ 4,45 bilhões), planeja listar-se em 23 de outubro, conforme declarado em um documento enviado ao Ministério das Finanças do Japão na sexta-feira (20).

No Brasil, com a privatização de alguns trechos de trens e metrô, embora não tenha ocorrido nenhum IPO, as operadoras do transporte público também têm recorrido ao mercado de capitais. A CCR, por exemplo, já captou mais de R$ 2 bilhões neste ano com a emissão de dívida de suas subsidiárias responsáveis pela linha 4 do metrô de São Paulo e pelas linhas 8 e 9 do trem paulista.

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A oferta da Tokyo Metro é de 290,5 milhões de ações a um preço indicativo de ¥1.100 cada. A Tokyo Metro espera definir a faixa de preço do IPO em 7 de outubro e precificar as ações em 15 de outubro. A parcela doméstica da oferta representa 80% do negócio, enquanto o restante irá para investidores internacionais.

A Tokyo Metro prevê um dividendo de ¥40 por ação para o ano fiscal que termina em março de 2025, implicando um rendimento de 3,6% com base no preço indicativo.

O rendimento do dividendo parece “relativamente alto”, disse Mitsushige Akino, presidente da Ichiyoshi Asset Management. “Não é uma ação que cresce rapidamente, mas espera-se que tenha um certo grau de desempenho empresarial estável, independentemente do clima econômico.”

O Ministério das Finanças agora detém cerca de 53,42% das ações e o Governo Metropolitano de Tóquio os restantes 46,58%. A legislação exige que o governo nacional venda ações da Tokyo Metro até março de 2028 para pagar dívidas vendidas após o terremoto e tsunami de 2011.

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O pedido de IPO ocorre em um momento em que o mercado de ações do Japão atingiu o maior nível em duas décadas. A fabricante de chips Kioxia solicitou um IPO em outubro, informou o Nikkei no mês passado.

Os IPOs no Japão arrecadaram US$ 3,3 bilhões até agora este ano, mostram dados compilados pela Bloomberg. A listagem da Tokyo Metro elevaria esse número para além dos US$ 4,4 bilhões arrecadados em todo o ano de 2023.

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