Amazon.com (AMZO34) e Stellantis anunciaram nesta quarta-feira (06) parceria no desenvolvimento de veículos com software da Amazon nos painéis e para implantação de vans elétricas da Stellantis na rede logística da varejista.
Os acordos expandem os esforços da Amazon para obter uma posição maior na indústria de transporte e podem ajudar a Stellantis a reduzir a distância que a separa da Tesla (TSLA34) no desenvolvimento de veículos com recursos de entretenimento informativo sofisticados e baseados em software, que estão conectados à internet.
As companhias disseram que trabalharão juntas para desenvolver software para os sistemas de entretenimento do “cockpit digital” dos veículos Stellantis que começarão a ser lançados em 2024. A Stellantis disse que usará a tecnologia Alexa, da Amazon, nos recursos controlados por voz, “navegação, manutenção de veículos, mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento”.
Como parte da parceria, a Stellantis usará a Amazon como seu “provedor de computação em nuvem preferencial”, necessária para a conectividade dos veículos.
Em um acordo separado, a Stellantis afirmou que a parceira será o primeiro cliente da nova linha de vans elétricas da companhia, que têm lançamento previsto para 2023. As empresas disseram que planejam colocar milhares de unidades do modelo em utilização todos os anos.
A Amazon tem um acordo anterior com a startup Rivian Automotive para comprar até 100 mil vans elétricas.
Veja também
- Os melhores BDRs para investir em 2022, segundo analistas
- Com Nintendo, NVidia e mais 24 empresas, ETF JOGO11 foca na indústria de games
- Conheça a teoria da reflexividade dos mercados financeiros, de George Soros
- Inflação nos EUA não é passageira? Temor leva Ibovespa aos 100 mil pontos