Siga nossas redes

Negócios

Petrobras assina contratos de swap de gás com Shell, Repsol Sinopec e Petrogal

O movimento é realizado em meio à abertura do mercado do insumo no Brasil.

Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro
Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

 A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta terça-feira que assinou com a Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal contratos de compra e venda de gás para operações conhecidas como swap, em movimento realizado em meio à abertura do mercado do insumo no Brasil.

Por meio do contrato, a Petrobras processa o gás produzido por essas operadoras e, após esta etapa, o gás é novamente disponibilizado para as empresas transportarem até seus clientes, viabilizando o acesso direto delas ao mercado.

“Os contratos são os primeiros nesta modalidade e permitem que produtores nacionais antecipem o acesso ao mercado e viabilizem o início de fornecimento já a partir de 01/01/2022”, disse a Petrobras.

A companhia afirmou em nota que segue adotando medidas que contribuem para o processo de abertura do mercado de gás natural, em linha com os compromissos assumidos do Termo de Compromisso de Cessação firmado com o órgão antitruste Cade, “com o objetivo de alcançar um mercado aberto, competitivo e sustentável no Brasil”.

Veja também