Siga nossas redes

Negócios

Produção de minério da Vale avança 6,3% no 2º tri; vendas têm leve alta

Vendas de finos de minério de ferro sofreram avanço de 0,9% ante o mesmo intervalo do ano passado.

A produção de minério de ferro da mineradora Vale (VALE3) avançou 6,3% no segundo trimestre deste ano, para 78,743 milhões de toneladas métricas, informou a companhia em relatório de produção e vendas divulgado na noite desta terça-feira (18).

Em relatório, a empresa explicou que o desempenho foi impulsionado por uma produção recorde para um segundo trimestre no complexo minerador S11D, que fica no Pará, seguido pelo “sólido desempenho” dos complexos Itabira e Vargem Grande, localizados em Minas Gerais, o que ajudou a melhorar a qualidade média do portfólio de produtos da companhia.

As vendas de finos de minério de ferro sofreram avanço de 0,9%, na mesma base de comparação, para 63,329 milhões de toneladas métricas, enquanto a comercialização de pelotas caiu 0,4%, para 8.809 milhões de toneladas métricas.

Amostra de minério de ferro 02/12/2013 REUTERS/David Gray

Cobre e níquel

Já a produção de cobre registrou alta de 41% no segundo trimestre perante o mesmo intervalo de 2022, para 78,8 mi toneladas métricas, enquanto as vendas tiveram incremento de 43,3% na mesma análise de comparação.

O desempenho, destacou a Vale, se deve, principalmente, ao “bem-sucedido” processo de ramp-up da planta de Salobo III e à melhora do desempenho na operação de Sossego, localizadas no Pará.

No segmento de níquel, o avanço na produção chegou a 7,9%, para 36,9 mil toneladas métricas, devido, principalmente, ao melhor desempenho operacional em Sudbury e na Indonésia.

Já a comercialização registrou alta de 2,5%, para 40,3 mil toneladas métricas, devido a melhora de produção.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.