Siga nossas redes

Negócios

Puxado por recuo de estrangeiros, número de fusões e aquisições cai no Brasil

Em 2020, o número de transações diminuiu mais de 9%, segundo a rede KPMG.

Pixabay

O mundo dos negócios no Brasil desacelerou em 2020. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela rede KPMG, o número de fusões e aquisições realizadas no país durante o ano foi de 1.117, o que representa uma queda de 9,3% em relação a 2019. O recuo foi puxado pela quantidade menor de transações envolvendo empresas estrangeiras.

Apesar do recuo na comparação anual, o número mostra, por outro lado, que a quantidade de transações foi historicamente alta. Isso porque os 1.117 negócios representam o segundo maior número de transações do gênero em 20 anos.

Segundo nota da KPMG, um dos fatores que contribuiu para os resultados serem menores do que em 2019 está relacionado à queda de 28,7% das aquisições envolvendo empresas estrangeiras, que totalizaram 320 em 2020. Por outro lado, houve aumento de 2% nas operações domésticas, que somaram 797 – o quarto recorde consecutivo de negócios deste tipo.

“Devido à pandemia, as empresas estrangeiras reduziram seu volume de aquisições no Brasil uma vez que estas passaram a se focar em seus principais mercados e em estratégias de curto e médio prazo para superar este momento desafiador”, disse em nota o sócio-líder da área de assessoria em fusões e aquisições da KPMG no Brasil, Luis Motta.

“Seguindo a mesma lógica, as empresas e investidores brasileiros direcionaram seus esforços para as oportunidades locais, principalmente, àquelas com componente tecnológico e de inovação para atuar dentro da nova realidade imposta pela pandemia”, acrescenta.

Segundo o levantamento, o setor de internet manteve a liderança na quantidade de negócios, somando 314 em 2020 – o que representa uma alta de 7%. Em seguida ficaram as áreas de tecnologia da informação (168), companhias de energia (56), hospitais e laboratórios de análises clínicas (55), empresas de serviços (54) e mercado imobiliário (54).

Motta diz que os números de 2020 mostram “um resultado bastante relevante quando consideramos todo o contexto econômico mundial, fortemente impactado pela pandemia que afetou significativamente grande parte dos setores que normalmente protagonizam este tipo de transação”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.