Siga nossas redes

Negócios

Reino Unido aprova compra da Activision pela Microsoft por US$ 69 bilhões

O acordo foi bloqueado em abril pela Autoridade de Concorrência e Mercados, que disse na ocasião que o negócio poderia dar à Microsoft domínio sobre o nascente mercado de jogos via streaming.

O Reino Unido finalmente liberou a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, um negócio de US$ 69 bilhões, depois de forçar a dona do Xbox a vender os direitos de streaming de games, incluindo “Call of Duty”, para resolver preocupações com a concorrência.

O acordo foi bloqueado em abril pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, que disse na ocasião que o negócio poderia dar à Microsoft domínio sobre o nascente mercado de jogos via streaming.

Mas o órgão regulador resolveu rasgar sua cartilha, reabrindo o caso depois que a Microsoft concordou em vender os direitos de streaming dos jogos da Activision para a Ubisoft Entertainment, com remédios para garantir que os termos sejam aplicáveis.

O acordo foi o maior teste do poder global da CMA para enfrentar os gigantes da tecnologia desde que o Reino Unido deixou a União Europeia.

microsoft
Logo da Microsoft 28/07/2015 REUTERS/Mike Segar

A CMA afirmou que “manter-se firme” diante das críticas das empresas resultou em um resultado melhor para a concorrência, os consumidores e o crescimento econômico.

A aprovação nesta sexta-feira abre caminho para que a Microsoft conclua o negócio até 18 de outubro, depois de estender o prazo para garantir a aprovação do Reino Unido.

A CMA disse que a concessão da Microsoft em relação ao streaming foi um “divisor de águas”, acrescentando que foi a única agência de concorrência em todo o mundo a chegar a esse resultado.

“O novo acordo impedirá que a Microsoft bloqueie a concorrência nos jogos em nuvem à medida que esse mercado decola, preservando preços e serviços competitivos para os clientes no Reino Unido”, afirmou o órgão.

A Microsoft anunciou o acordo no início de 2022, com o objetivo de impulsionar seu crescimento em jogos de console, dispositivos móveis, PCs e na nuvem. A companhia afirmou nesta sexta-feira que está “grata pela análise e decisão minuciosas da CMA”.

“Agora cruzamos o último obstáculo regulatório para fechar essa aquisição, que acreditamos que beneficiará os jogadores e a indústria de videogames em todo o mundo”.

presidente  da Microsoft, Brad Smith

A Activision Blizzard disse: “A aprovação oficial da CMA é uma ótima notícia para o nosso futuro com a Microsoft, e estamos ansiosos para fazer parte da Equipe Xbox.”

  • Descubra a história de Bill Gates: o magnata e filantropo fundador da Microsoft

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.