Siga nossas redes

Negócios

Rumo e Rumo Malha Norte aprovam avaliação de potencial cisão de terminais

Valor da operação ainda será definido.

A empresa de logística ferroviária Rumo (RAIL3) e sua controlada Rumo Malha Nort, que pertencem ao grupo Cosan, informaram na noite desta quinta-feira (20) que seus respectivos conselhos de administração aprovaram a avaliação de uma potencial proposta de reorganização societária que ocorrerá por meio da cisão (separação) parcial da Malha Norte.

A empresa esclareceu que a cisão será composta pela totalidade da participação da Malha Norte no Terminal XXXIX de Santos, no Terminal de Granéis do Guarujá (TAG ) e no Terminal Marítimo do Guarujá (TERMAG), por um valor em caixa a ser definido.

A decisão será submetida a análise dos acionistas das empresas e a estimativa é que a reorganização seja concluída em aproximadamente 4 meses.

Segundo a companhia, uma vez aprovada, a reorganização tem como objetivo a “promoção de maior eficiência, e otimização da estrutura de liquidez das companhias”.

Acionistas

Segundo a Rumo, após a conclusão da reorganização societária, a Malha Norte deixará de deter participação acionária no capital social dos terminais. Além disso, os acionistas minoritários da Malha Norte que permanecerem acionistas até a data de aprovação da reorganização receberão ações ordinárias da Rumo, proporcionalmente à parcela cindida da Malha Norte.

Em decorrência da reorganização, o capital social da Malha Norte será reduzido no valor da parcela cindida, enquanto o capital social da Rumo será aumentado no valor proporcional da parcela vertida ao seu patrimônio a ser apurado em laudo patrimonial contábil.

De acordo com a Rumo, mediante a convocação das assembleias gerais que deliberarão sobre a reorganização societária, as companhias apresentarão um laudo de avaliação econômico contendo o cálculo das relações de substituição dos acionistas não controladores da Malha Norte.

Os conselhos de administração de ambas as empresas decidiram ainda que deverão ser constituídos, em caráter transitório, comitês especiais independentes para negociação da relação de troca das ações detidas pelos acionistas não controladores da Malha Norte por ações de emissão da Rumo.


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.