Siga nossas redes

Negócios

Samarco chega a acordo com alguns credores sobre dívidas

Mineradora Vale disse que fechou acordo da sua joint venture com credores que detêm mais de 50% das dívidas.

A mineradora brasileira Vale (VALE3) anunciou na noite de quarta-feira (31) que, juntamente com a BHP, fechou um acordo vinculante com credores sobre os termos para uma operação de dívida da Samarco, uma joint venture das duas empresas.

A Vale disse que fechou o acordo com “determinados credores” que detêm mais de 50% dos títulos de dívidas e dívidas bancárias sem cobertura da Samarco.

Todo o plano de segurança ainda precisa da aprovação da Justiça e dos demais credores.

Em um comunicado ao mercado, a Vale disse que a Samarco deve sair do processo de recuperação judicial com uma “estrutura de capital enxuta” nos termos acordados, e que os pagamentos aos seus credores serão feitos ao longo do tempo, de acordo com o fluxo de caixa e o “ramp-up” das operações da Samarco.

A Samarco lutou há anos para chegar a um acordo com seus credores, que rejeitaram o plano inicial de recuperação da empresa em abril do ano passado.

Os problemas de dívida da Samarco decorrem do colapso de uma barragem de rejeitos de minério de ferro na cidade de Mariana (MG), que matou 19 pessoas e poluiu gravemente o rio Doce com rejeitos de mineração.

“O desembolso da Samarco para financiar a constituir será limitado a 1 bilhão de dólares entre 2024 e 2030, com contribuições adicionais dependendo do excesso de fluxo de caixa gerado pela companhia”, afirmou.

“O saldo remanescente da reserva será dividido igualmente entre a Vale e a BHP.”

Separadamente, o diretor de atendimento da Samarco, Luiz Fabiano Saragiotto, disse que todas as partes se esforçaram para chegar ao acordo atual e que, “com concessões importantes, isso pode permitir um plano equilibrado e sustentável”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.