Siga nossas redes

Negócios

São Paulo é a melhor cidade para empreender no país, diz estudo; veja ranking

O levantamento é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e avalia o ambiente de negócios nos cem maiores municípios do Brasil.

Vista de parte da cidade de São Paulo
Crédito: Ag-ey-sao-paulo.jpg

As cinco melhores capitais brasileiras para o empreendedorismo no país são, pela ordem: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). Fora das capitais, os empreendedores encontram bons ambientes de negócios em cidades médias e grandes como São José dos Campos (SP), Osasco (SP) e Joinville (SC).  

O ranking foi feito a partir de pesquisa elaborada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao governo federal. O levantamento, feito todos os anos, avalia o ambiente de negócios nos cem maiores municípios do Brasil. São considerados tópicos como infraestrutura urbana, melhores alíquotas tributárias municipais (IPTU e Imposto Sobre Serviços – ISS), e desburocratização (processo simplificado de abertura de empresas).  

Também são verificados o ambiente competitivo local, polo de atração de novos negócios, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e PIB per capital local. Boas oportunidades em inovação, como a existência de polos tecnológicos e investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), também ajudam na classificação. 

No geral, cidades do sudeste e do centro-oeste continuam com as melhores oportunidades para o empreendedorismo no Brasil. Mas regiões como norte e nordeste avançam em oportunidades, principalmente pelas oportunidades geradas pela inovação tecnológica, que muitas vezes derrubam distâncias e barreiras físicas.  

“Uma das marcas da atualidade é o rompimento das barreiras físicas e instalação permanente dos negócios digitais no País”, afirma Diogo Costa, presidente da Enap. Segundo ele, o empreendedorismo é o motor da produtividade e do crescimento econômico. “Toda a transformação digital, ambiental e social que precisamos enfrentar começa com uma transformação empreendedora”, acrescenta o presidente. 

Os municípios que melhoraram o desempenho de 2020 para 2021 e passaram a integrar a lista geral dos ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo foram Belo Horizonte, Joinville e Cuiabá. Já os que perderam posição e não estão mais entre os 10 primeiros colocados são Brasília, São Bernardo do Campo, Jundiaí e Rio de Janeiro. Ao analisar os temas de maneira separada, o Rio perdeu pontos em tópicos como acesso a capital (crédito financeiro) entre 2020 e 2021, mas ganhou em ambiente regulatório.  

Willian Rigon, sócio-diretor de Marketing da Urban Systems e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, explica que empreender é algo cada vez mais significativo nas cidades. Segundo ele, trata-se da possibilidade de inovar atendendo demandas locais, trazendo soluções para problemas pontuais ou específicos de uma cidade. 

“Um ecossistema propício ao empreendedorismo permite que a solução para os problemas das pessoas, das empresas e das cidades surjam dos mais variados lados da cidade, trazendo agilidade e praticidade”, diz Rigon. “Ao criarmos condições para o empreendedorismo em diferentes regiões de uma cidade, ou junto a diferentes parcelas da população, permitimos maior acesso das pessoas à renda e, consequentemente, dinamizamos a economia, reduzindo a dependência de políticas públicas”, completa Rigon.

Confira o ranking geral das 10 cidades mais empreendedoras em 2021:

1 – São Paulo
2 – Florianópolis 
3 – Curitiba 
4 – Vitória
5 – Belo Horizonte 
6 – Porto Alegre 
7 – São José dos Campos 
8 – Osasco 
9 – Joinville
10 – Cuiabá 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.