O Super Bowl é uma experiência anual tipicamente americana, repleta de espetáculo exagerado, entretenimento em horário nobre, megacelebridades e muitas, muitas apostas.

Especialistas estimam que US$ 1,4 bilhão serão apostados no jogo que vale o título da temporada da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles.

E isso é apenas através de casas de apostas legais, incontáveis valores adicionais estarão em jogo em transações privadas. Combine isso com o alcance global do espetáculo, e é seguro dizer que milhões de espectadores em todo o mundo estarão grudados em seus telefones no domingo à noite, monitorando suas apostas em vários aplicativos.

Mas olhando além do Super Bowl, o mundo dos jogos está em dificuldades, com as ações das empresas de apostas despencando de seus picos pós-pandemia. Um índice que acompanha o setor caiu 39% desde sua máxima histórica em março de 2021, enquanto o S&P 500 disparou 52% no mesmo período.

As ações da DraftKings caíram 41% desde que estabeleceram um recorde em março de 2021. A MGM Resorts International — cuja casa de apostas BetMGM é uma joint venture com a Entain de Londres — caiu 32% desde a máxima de julho de 2023. E as ações da Caesars Entertainment despencaram 70% desde seu pico em outubro de 2021. Contrariando a tendência está a Flutter, controladora da FanDuel, que atingiu um novo recorde no início de dezembro.

“Foi um ano difícil com certeza para o setor de jogos em 2024”, disse Barry Jonas, analista da Truist Securities. “No lado das apostas esportivas, o desempenho inferior é mais atribuível a algumas das incertezas legislativas que vimos e às ramificações que isso tem para as margens.”

O Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles se enfrentam neste domingo (9) no Caesars Superdome, em Nova Orleans, na 59ª edição do Super Bowl. O show do intervalo, um dos momentos mais aguardados da noite, ficará por conta do rapper Kendrick Lamar, vencedor de 17 prêmios Grammy. ESPN, Disney+, Redetv! e NFL Game Pass transmitem o jogo para o Brasil.

Faturando Alto

As empresas de apostas ainda estão arrecadando muito dinheiro. O setor de jogos comerciais dos EUA gerou aproximadamente US$ 67 bilhões em receita total de jogos de cassino terrestres, apostas esportivas e jogos online em 2023, marcando três anos consecutivos de recordes, segundo dados da American Gaming Association (AGA). O ano passado provavelmente foi outro recorde histórico, com a AGA estimando US$ 70 bilhões em receita.

“Você geralmente tem 100 milhões de espectadores no Super Bowl”, disse Chad Beynon, analista de jogos da Macquarie. “É realmente um momento para alguns desses novos aplicativos de apostas esportivas mostrarem às pessoas onde melhoraram o produto.”

No entanto, os preços das ações refletem crescimento mais lento e restrições crescentes. A receita de jogos na Strip de Las Vegas caiu 2,7% em dezembro, seu sexto mês consecutivo de quedas anuais. Em Macau, as propriedades enfrentam pressões do fraco sentimento do consumidor na China. Mesmo a NFL não está proporcionando o impulso de antes, já que esta temporada de futebol foi a pior já registrada para empresas de apostas esportivas.

Empresas de apostas online como DraftKings e Flutter expandiram-se rapidamente desde 2018, quando a Suprema Corte liberou os estados para legalizar apostas em jogos únicos. Atualmente, 38 estados e o Distrito de Columbia estão abertos para negócios. Mas agora enfrentam impostos estaduais crescentes e maior concorrência. Os lançamentos de aplicativos de apostas em novos estados diminuíram para um ritmo lento, com apenas dois lançamentos de mercado no último ano.

Regulamentações e Impostos

A lei federal SAFE Bet Act, que foi introduzida no Congresso no final do ano passado, busca, entre outras coisas, limitar como as empresas de apostas esportivas usam inteligência artificial para atrair apostadores problemáticos. Enquanto isso, Connecticut propôs limitar a porcentagem que os operadores retêm das apostas, conhecida como hold de apostas. E Massachusetts está procurando implementar verificações de capacidade financeira para apostadores.

Ao mesmo tempo, governos locais continuam tributando o setor de jogos para ajudar a resolver déficits orçamentários. Apenas esta semana, o governador de Ohio, Mike DeWine, introduziu um novo orçamento que aumentaria a alíquota de imposto do estado sobre operadores de apostas esportivas para 40% de 20%. Isso segue uma proposta recente do governador de Maryland, Wes Moore, para aumentar os impostos sobre jogos para 30% de 15%.

Troféus do Super Bowl
Troféus do Super Bowl (Bloomberg)

Os desafios do setor começam a aparecer nos resultados das empresas. A Flutter disse que sua receita nos EUA em 2024 será US$ 370 milhões menor que o ponto médio de sua orientação de quase US$ 5,8 bilhões devido ao impacto da desaceleração nas apostas esportivas americanas no quarto trimestre. A DraftKings também cortou a previsão de receita e lucro para 2024 quando relatou resultados do terceiro trimestre em novembro.

A Las Vegas Sands, que gera a maior parte de sua receita em Macau e Singapura, registrou receita líquida que superou as estimativas de consenso em 29 de janeiro, mas a ação ainda está em queda de 16% este ano. MGM, Caesars e Wynn Resorts devem reportar nas próximas semanas, e analistas estão se preparando para resultados pouco animadores devido a comparações difíceis com o ano anterior, quando o inaugural Grande Prêmio de Fórmula 1 foi realizado em Vegas. MGM e Caesars viram seus preços de ações caírem mais de 20% em 2024, já que os operadores terrestres dependem muito do tráfego de pessoas na Strip.

Buscando Catalisadores

Para manter os bons tempos, o setor de jogos dos EUA está em busca de novos catalisadores para atrair apostadores. Por exemplo, produtos parlay, ou apostas únicas que combinam múltiplos resultados, entregam uma fatia maior para as casas de apostas do que apostas simples e são uma parte crescente das apostas totais. A FanDuel desenvolveu tecnologia que oferece mais opções de parlay. E a DraftKings está testando um serviço de assinatura mensal que forneceria aos clientes acesso a odds melhores.

Para cassinos físicos, o caminho parece ser longe de Las Vegas. A Caesars gera mais da metade de seus negócios fora da cidade, e a MGM obtém um pouco mais da metade de sua receita lá. As duas empresas operam cerca de duas dúzias de propriedades combinadas ao longo da Strip de Vegas.

Outra área de crescimento é o iGaming, um termo guarda-chuva para jogos de cassino online, incluindo blackjack virtual e pôquer. Está disponível em apenas sete estados americanos, mas o setor de jogos está otimista de que regulamentações aumentadas tornarão os legisladores mais propensos a aprovar legislação para apoiar a adoção.

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