Siga nossas redes

Negócios

‘Táxis voadores ocuparão o céu ainda nesta década’, diz Vertical Aerospace

Aeronave da companhia capaz de transportar 4 passageiros por até 200 quilômetros está perto de virar realidade.

Stephen Fitzpatrick, presidente da Vertical Aerospace/Reuters

Cansado de congestionamentos? Imagine um mundo onde um táxi percorre os céus e pousa no topo de um prédios para recarregar. Esta é a visão de Stephen Fitzpatrick, presidente-executivo da britânica Vertical Aerospace, e que afirma que a aeronave de sua companhia estará voando em meados desta década.

Ele não está sozinho. Alguns conhecidos especialistas em aviação acreditam que a Vertical está a caminho de tornar realidade seu plano de uma aeronave com zero emissão de carbono e capaz de transportar quase que silenciosamente quatro passageiros por uma distância de cerca de até 200 quilômetros.

A empresa de Fitzpatrick vai levantar US$ 394 milhões em uma fusão com uma empresa de “cheque em branco” listada em Nova York. Os investidores na operação incluem American Airlines, Avolon, Honeywell e Rolls-Royce, além da unidade M12 da Microsoft. A transação deve ser concluída até o fim deste ano.

Carros voadores

Fitzpatrick diz que voos da Vertical do aeroporto Heathrow até o distrito financeiro da capital britânica levarão 15 minutos e custarão 50 libras (US$ 68) por passageiro.

Este potencial tem atraído a atenção das empresas aéreas. Mais de mil aeronaves VA-X4 foram pré-encomendadas por clientes. O movimento enquanto companhias de aviação estão sob pressão de investidores defensores da descarbonização do setor.

Fitzpatrick teve a ideia em 2015, quando ficou horas preso no trânsito de São Paulo. Agora, analistas estimam que há mais de 100 empresas trabalhando em veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, incluindo a Eve, da Embraer.

O VA-X4 vai começar os voos de teste no início de 2022.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.