A Tupperware Brands, marca dos icônicos potes e travessas de plástico, está se preparando para pedir falência ainda esta semana, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg. A medida ocorre após um esforço de anos para reativar o negócio em meio à queda na demanda.
A marca de produtos para o lar e que há anos virou sinônimo para o armazenamento de alimentos está planejando a medida após quebrar as condições de sua dívida e contratar consultores jurídico e financeiros para uma repactuação, prosseguiram as fontes.
As ações da empresa caíram mais de 50% às 15h53 em Nova York devido à notícia.
Os preparativos para a falência são resultado de uma longa negociação entre a Tupperware e seus credores sobre como lidar com os mais de US$ 700 milhões em dívidas da empresa. Os credores concordaram este ano em dar uma concessão (“waiver”) de condições de pagamento mais vantajosas, mas o endividamento da empresa continuou a se deteriorar.
As fontes acrescentam que os planos não são finais e podem mudar. Um representante da Tupperware não quis comentar.
A Tupperware há anos alerta sobre dúvidas sobre sua capacidade de permanecer no mercado. Em junho, ela fez planos para fechar sua única fábrica nos EUA e demitir quase 150 funcionários.
No ano passado, ela substituiu o CEO Miguel Fernandez e vários membros do conselho como parte de um esforço para dar a volta por cima no negócio, nomeando Laurie Ann Goldman como a nova CEO.
A Tupperware apresentou seus produtos plásticos ao público em 1946, depois que o fundador Earl Tupper inventou seu selo hermético flexível . A marca explodiu nos lares americanos, em grande parte, por meio de festas de vendas promovidas por mulheres suburbanas.
A empresa continuou, ao longo de seus quase 80 anos de operação, a depender amplamente de vendas diretas por um exército de vendedores amadores, contando em registros regulatórios com mais de 300 mil vendedores independentes em 2022.
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