A Unigel instaurou um processo de mediação na Wind Câmara para as negociações sobre sua reestruturação financeira. Além disso, ajuizou na Justiça de São Paulo um pedido de tutela de urgência cautelar para se proteger de cobranças de dívidas por 60 dias. A empresa justificou a ação como forma de preservar a liquidez da empresa e garantir um ambiente estável para as negociações em andamento com credores financeiros e operacionais.

Segundo a empresa petroquímica, a tutela de urgência cautelar é necessária para assegurar o resultado das negociações, suspendendo ações e execuções patrimoniais contra o grupo Unigel por um período inicial de 60 dias.

A medida visa permitir a finalização da nova planta de ácido sulfúrico, prevista para ser concluída em dezembro de 2025 e entrar em operação em 2026. A Unigel destaca que os principais credores apoiam a suspensão dos pagamentos e que os diálogos continuam evoluindo de forma construtiva.

A Unigel, uma das maiores produtoras de químicos e fertilizantes do Brasil, protocolou em maio o pedido de recuperação judicial após obter adesão da maioria dos credores.

O plano prevê a reestruturação de R$ 4,14 bilhões em dívidas, com a emissão de novos papéis e “títulos participativos”, em troca do cancelamento dos débitos atuais.

O plano contemplou, ainda, uma captação de US$ 120 milhões com vencimento em 2027. Os papéis emitidos conferiram aos financiadores os direitos de equity correspondentes a 50% da companhia.

Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.